Dr. Ivan Pacheco. Tapejarense é referência mundial na medicina esportiva
ESPORTES
1.9K

Dr. Ivan Pacheco. Tapejarense é referência mundial na medicina esportiva

Conheça a trajetória do renomado médico natural de Tapejara.

15/04/2024 18:10
Atualizado: 16/04/2024 09:18
Compartilhar
        


Futebolista nato desde muito cedo, Dr. Ivan participou de campeonatos em Tapejara, na adolescência participou das categorias de base do Clube Atlético Tapejarense além de jogar os diversos campeonatos municipais de futsal que na época ocorriam na quadra do salão paroquial. Aos 15 anos foi aprovado nas divisões de base do Internacional, onde permaneceu por dois anos.

Apesar do talento e paixão pela prática do futebol, Dr. Ivan encontrou a vocação em um outro segmento do esporte, a fisioterapia e conteúdos voltados a parte medicinal esportiva. Em 1982 foi aprovado no vestibular de fisioterapia no IPA de Porto Alegre. Ao final do terceiro ano do curso que vinha estudando a grande oportunidade da sua carreira surgiu, o vestibular de medicina na FFFCMPA (Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre), onde conseguiu a vaga que iria lhe garantir a carreira no ramo da medicina. Iniciou os estudos em 1985, sendo graduado em 1990.

No ano seguinte à sua formação, Dr. Ivan iniciou a pós-graduação em Medicina do Esporte na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), durante este período foi orientado pelo Dr. Eduardo De Rose da Agência Mundial de Controle de Dopagem com quem aprendeu muito a respeito da medicina esportiva e suas vertentes.

Nos anos seguintes à sua formação e pós-graduação o médico tapejarense dedicou-se a trabalhos envolvendo funções como residente no Hospital da PUC em Porto Alegre.

Em 1995 viajou para Minneapolis no estado de Minnesota nos Estados Unidos. O intuito da viagem era a realização de um curso de trauma do esporte, na ocasião, Dr. Ivan foi aluno tutelado pelo Dr. Lars Engebretsen, médico chefe de pesquisa do Comitê Olímpico Internacional, e também pelo Dr. Daniel Buss médico do Centro de Medicina do Esporte da Universidade de Minneapolis e médico do time de basquete Minnesota Timberwolves, tradicional equipe da NBA.

Ainda na década de 90 e no ano seguinte a sua especialização nos Estados Unidos, mais precisamente no ano de 1996, passou a trabalhar como médico nas categorias de base do Grêmio. Durante a fase em que trabalhou no time da capital gaúcha, Dr. Ivan foi contratado para ser um dos médicos do Grêmio Náutico União, clube que na época contava com mais de 700 atletas que atuavam em diferentes modalidades e competições esportivas profissionais, como por exemplo, natação, remo, ginástica rítmica, judô, esgrima, vôlei e basquete. No clube multi esportista, o médico tapejarense permaneceu por 26 anos, nos quais, 15 anos foi Coordenador do Departamento Médico.

No ano de 1997, por questões políticas no Grêmio, transferiu-se para o Internacional, após seis meses de trabalho novamente foi chamado pelo tricolor gaúcho.

Finalizando a sua passagem pelos departamentos médicos de clubes gaúcho, no ano de 1999 foi contrato pelo São José de Porto Alegre sendo médico do time até 2003.

Apesar da grande experiência adquirida nos anos e trabalhos anteriores, o Dr. Ivan seguiu buscando especialidades na carreira, ainda em 2003 fez o Doutorado de Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. No ano seguinte, foi convidado para ser o diretor médico da Federação Gaúcha de Futebol, cargo que exerceu por 16 anos. Em 2006 recebeu mais um convite muito importante, tratava-se da Diretoria da Sociedade Brasileira do Exercício do Esporte, à qual, lhe chamava a ser membro. Nesta oportunidade, foi diretor em diversos cargos até assumir a presidência no ano de 2021, além do importante cargo dentro da Sociedade Brasileira do Exercício do Esporte, Dr. Ivan também foi presidente da Sociedade Gaúcha de Medicina do Esporte.

Na última década o médico tapejarense, que já havia realizado diversos feitos na medicina esportiva nacional e mundial, se tornou Oficial de controle de doping da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) órgão ligado ao Ministério do Esporte. Em 2015 foi titulado em Medicina do Esporte pelo Comitê Olímpico Internacional, o COI, em Lausanne, Suíça. Recentemente no ano de 2019, tornou-se vice-presidente da Comissão de Autorização para Uso Terapêutico, CAUT, da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem, permaneceu no cargo até 2023 quando ingressou no Tribunal de Justiça Antidoping, órgão ligado ao Ministério do Esporte como auditor, cargo que ocupa atualmente.

Seguindo os aprendizados profissionais, no ano de 2020 Dr. Ivan foi aprovado na faculdade de direito do IPA, em Porto Alegre.

Entre os inúmeros feitos realizados pelo médico tapejarense, podemos destacar a sua participação como oficial de controle de dopagem no Pan-Americano em 2001 em Guadalajara, em 2007 no Rio de Janeiro e em 2015 em Toronto. Além da importante participação em jogos Pan-Americanos, Dr. Ivan teve participação como oficial de controle de Dopagem na Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016. Paralelo a eventos e compromissos práticos da sua área, o médico palestrou em diversos congressos brasileiros e mundiais de medicina do esporte em várias cidades e países.

Em 2022 recebeu o título de cidadão de porto-alegrense, ainda naquele ano, foi nomeado pelo presidente da república ao Tribunal de Justiça Antidoping.

Dr. Ivan Pacheco é tapejarense e ocasionalmente visita a sua cidade natal onde mora seu pai, o Sr. Odi Quintana Pacheco.

Jornalismo Esportivo Rádio tapejara.




Notícias Relacionadas