Sequência de dias chuvosos não deve comprometer produtividade nas lavouras
AGRICULTURA
744

Sequência de dias chuvosos não deve comprometer produtividade nas lavouras

13/04/2024 08:14
Compartilhar
        


A meteorologia segue apontando que todo o Rio Grande do Sul terá chuvas até a próxima terça-feira. No entanto, o volume destas chuvas diverge a cada nova rodada de previsões, indo desde garoa até chuva mais forte com potencial de alagamentos. Porém, independente do volume, um dia de chuva impede a entrada de máquinas nas lavouras em plena colheita de soja. Com uma produtividade média na região que beira as 80 sacas, o momento é de preocupação pela impossibilidade de colher o grão.

O gerente regional da Emater, Dartanhã Luiz Vecchi, avaliou que as últimas chuvas atrapalham sim a colheita. A soja evoluiu rápido nos últimos dias, estando madura. Destacou que as previsões de chuva estão sendo atualizadas a cada dia e, até agora, os volumes foram baixos, o que favorece o retorno rápido das máquinas nas lavouras da região.

Para Vecchi, a preocupação é legítima, mas alguns dias sem poder colher não devem impactar no aspecto da produtividade. Na região de Passo Fundo, compreendendo mais de 640 mil hectares, já há 30% de área pronta para colher e mais de 45% das lavouras já colhidas. Vecchi reforçou que a partir da próxima metade da semana, a promessa de tempo bom, deve trazer condições para que a safra continue.

.

Fonte;

Uirapuru




Notícias Relacionadas