Brasil é o sexto maior produtor de energia solar do mundo
ENERGIA
901

Brasil é o sexto maior produtor de energia solar do mundo

10/04/2024 09:17
Compartilhar
        


O Brasil subiu duas posições e agora é o sexto maior produtor de energia solar do mundo. O País fechou 2023 com mais de 37 GW (gigawatts) disponíveis de capacidade operacional.

O levantamento foi feito pela Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) com dados da Irena (Agência Internacional de Energias Renováveis, na sigla em inglês).

O setor arrecadou R$ 5,6 bilhões no Brasil em 2023, valor 49% maior do que no ano anterior. Atualmente, a fonte solar é a segunda maior na matriz elétrica nacional, responsável por mais de R$ 195 bilhões em novos investimentos, que geraram mais de 1,2 milhão de empregos. A participação dessa modalidade equivale a 17,4% da produção de energia no Brasil.

Para a Absolar, a energia gerada por painéis solares se torna cada vez mais competitiva. “O Brasil possui um dos melhores recursos solares do planeta e assume cada vez mais protagonismo nesse processo de transição energética e combate ao aquecimento global”, disse o presidente da associação, Rodrigo Sauaia.

.

Fonte:

O Sul




Notícias Relacionadas