Dia Mundial da Luta contra o Câncer: apenas 10% dos casos são genéticos
SAÚDE
916

Dia Mundial da Luta contra o Câncer: apenas 10% dos casos são genéticos

08/04/2024 09:56
Compartilhar
        


Hoje, 8 de abril, marca o Dia Mundial da Luta Contra o Câncer, uma data destinada a destacar a importância da conscientização, prevenção e tratamento dessa doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

Este ano, a ênfase está na educação pública sobre os diferentes tipos de câncer e nas medidas preventivas que podem ser adotadas para reduzir os riscos.

A oncologista do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo, Dra. Patrícia Pacheco, declarou que a data serve para orientar a população sobre os cuidados de prevenção dessa doença tão temida, que é a segunda maior causa de mortes do mundo. Dra. Patrícia afirma que muitos questionam as causas do câncer, sendo que apenas 10% dos casos são genéticos. Já o resto deles originam-se do ambiente das pessoas e de hábitos diários com fatores de risco, como fumar e beber regularmente, ter sedentarismo e obesidade, dentre outros motivos.

Dra. Patrícia enfatizou a necessidade de educar o público sobre os sinais e sintomas do câncer, destacando a importância da detecção precoce para melhorar as chances de tratamento bem-sucedido. Ela ressaltou que muitos tipos de câncer podem ser tratados com sucesso se forem diagnosticados precocemente, enfatizando a importância de exames regulares e consultas médicas.

Além disso, destacou a importância dos fatores de estilo de vida na prevenção do câncer. Enfatizou a necessidade de adotar hábitos saudáveis, com dieta equilibrada, exercícios regulares, evitando o tabagismo e limitando o consumo de álcool. Essas medidas simples podem reduzir significativamente o risco de desenvolver câncer.

.

Fonte:

Uirapuru




Notícias Relacionadas