Domingo promete ser de muita chuva, em Tapejara
CLIMA
883

Domingo promete ser de muita chuva, em Tapejara

RS está em alerta para possibilidade de temporais

07/04/2024 05:59
Compartilhar
        


A chhuva começou logo nas primeiras horas da manhã deste domingo (07), em Tapejara. De acordo com a meteorologia, o dia deve ser marcado por instabilidade durante todo o período e o acumulado pode chegar a 60 milímetros.

Depois de um sábado de tempo bom, o domingo abre uma sequência de dias instáveis, segundo a meteorologia. A temperatura não deve passar de 23ºC.

No Rio Grande do Sul

Uma área de baixa pressão cruzará o Rio Grande do Sul de Oeste para Leste no decorrer do domingo, o que formará nuvens muito carregadas sobre o território gaúcho. As nuvens de grande desenvolvimento vertical, com até 10 a 15 quilômetros de altura, serão capazes de provocar a chuva forte e os temporais.

A tendência é que a instabilidade inicialmente atinja o Oeste gaúcho ainda durante a madrugada e se intensifique sobre o estado no decorrer do dia à medida que a área de baixa pressão avança de Oeste para Leste pelo Rio Grande do Sul.

No fim do domingo, o centro de baixa pressão responsável pelo episódio de mau tempo já vai estar sobre o mar e a instabilidade terá cedido na maioria das cidades gaúchas, embora ainda chova na noite de domingo em alguns pontos.

De acordo com a análise da MetSul, as regiões de maior risco neste domingo são o Oeste, o Centro, áreas da Campanha mais próximas do Centro gaúcho e a Metade Norte.

Os acumulados de chuva em vários pontos do Oeste, do Centro e da Metade Norte vão passar dos 50 mm, mas haverá pontos com marcas de 75 mm a 100 mm e até isoladamente superiores. Volumes altos em curtos períodos serão capazes de gerar alagamentos com possibilidade de transbordamento de arroios. Não se trata, porém, de um evento de chuva capaz de gerar cheias de rios.

Temporais vão acompanhar a instabilidade com granizo isolado e rajadas de vento forte a isoladamente intensas, de 60 km/h a 80 km/h em diversas localidades, mas que podem ficar perto ou acima de 100 km/h em alguns pontos com efeitos na rede elétrica e danos. Os vendavais mais fortes tendem a ser mais localizados e pontuais, não sendo o cenário deste domingo semelhante ao evento do dia 21 de março.

Jornalismo Rádio Tapejara e AU Online




Notícias Relacionadas