São José do Ouro confirma primeiro caso de dengue em 2024
SAÚDE
626

São José do Ouro confirma primeiro caso de dengue em 2024

24/03/2024 06:34
Compartilhar
        


A Prefeitura de São José do Ouro confirmou o primeiro caso de dengue no município. O caso não é autóctone, ou seja, foi contraído fora do município. O paciente está bem, sem riscos. A vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde já iniciou os protocolos necessários.

A Secretaria lembra a população que São José do Ouro é considerado infestado pelo mosquito transmissor da dengue. No último levantamento em pontos estratégicos, das 17 amostras coletadas, 16 deram positivo para larvas do aedes aegypti.

A Secretaria de Saúde lembra que em casos de sintomas como dores de cabeça forte atrás dos olhos, dores musculares intensas, mal estar, falta de apetite e febre alta, as pessoas devem procurar o serviço de saúde. Órgãos de saúde lembram ainda que a transmissão da dengue ocorre apenas quando o mosquito transmissor pica uma pessoa infectada e passa a ficar com o vírus.

Importante que mantenham suas residências e terrenos, livres de locais que possam acumular água, apropriados para a reprodução do mosquito transmissor. É recomendado que se faça vistorias permanentes eliminando locais que possam acumular água, desde pequenos objetos, como calhas, recipientes e até vasos de flores dentro das casas.

Ação reuniu órgãos locais

Em São José do Ouro, uma ação conjunta envolvendo a Polícia Ambiental, a Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância em Saúde foi realizada para combater a dengue. Equipes visitaram vários locais, residências e terrenos baldios, buscando possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

A colaboração da comunidade foi essencial nesse processo, sendo importante que cada cidadão elimine criadouros em suas residências próprias.

De acordo com a Secretaria Municipal de saúde, “é crucial adotar medidas preventivas para garantir um ambiente saudável para toda a população. Todos juntos podem ajudar a controlar a reprodução do mosquito transmissor da dengue e vencer essa batalha contra a doença.

Fonte: Rádio Poatã




Notícias Relacionadas