Após denúncia anônima polícia flagra desmatamento em nossa região
MEIO AMBIENTE
1.7K

Após denúncia anônima polícia flagra desmatamento em nossa região

Desmatamento estava dividido em sete áreas

28/02/2024 07:42
Compartilhar
        


A nossa região registrou mais um caso de desmatamento nesta segunda-feira (26). O flagrante foi feito no município de São José do Ouro, onde mais de 15,8 mil metros quadrados de Mata Atlântica foram derrubados.

Os policiais do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM) chegaram à propriedade do interior, que fica na linha Cerro Azul, após uma denúncia anônima. A destruição de vegetação nativa atingiu sete áreas dentro do Bioma Mata Atlântica, uma das florestas tropicais mais ameaçadas do mundo.

Parte das árvores cortadas já havia sido transformada em toras de madeira, somando 11,65 metros cúbicos que foram apreendidos pela equipe. O proprietário do terreno foi identificado e informou que não possuía licença ambiental para realizar o manejo da vegetação.

Ele foi autuado e responderá por crime contra a flora, cuja pena varia de multa até detenção, de um a três anos, de acordo com a lei nº 9.605/1998. O desmatamento florestal e uso irregular do solo impactam a biodiversidade e contribuem diretamente para as mudanças climáticas.

Este é o primeiro flagrante de desmatamento registrado em São José do Ouro em 2024. Entre 2020 e 2023, mais de 13,5 hectares de Mata Atlântica foram destruídos no município de acordo com o levantamento feito por GZH na plataforma Mapbiomas. Nos últimos quatro anos, foram cinco alertas de desmatamento computados pelo sistema na cidade do norte do RS.

Em uma semana, São José do Ouro é o terceiro município da região a registrar casos de desmatamento. Na última terça-feira (20), 3,1 hectares de Mata Atlântica foram destruídos em Taquaruçu do Sul; já na quarta-feira (21), mais de 1,1 hectare de Mata de Araucária foi derrubado em Novo Barreiro.

.

Fonte:

GZH




Notícias Relacionadas