Dragões azuis e caravelas portuguesas são encontradas no litoral norte do estado
MEIO AMBIENTE
1.8K

Dragões azuis e caravelas portuguesas são encontradas no litoral norte do estado

26/01/2024 08:22
Compartilhar
        


Casos de lesões de queimaduras por águas-vivas são comuns no litoral do Rio Grande do Sul. Neste verão, já são mais de 29 mil casos registrados nas praias gaúchas. Mas nessa semana, duas novas espécies que causam queimaduras foram encontradas em praias de Arroio do Sal e Capão da Canoa.

Trata-se de dragões azuis e caravelas portuguesas, duas espécies que podem causar lesões na pele ao serem tocadas.

A presença de dragões azuis e caravelas portuguesas nas praias não é comum, já que costumam ser encontrados à cerca de 70 quilômetros da costa. Os especialistas destacam que questões climáticas e ambientais podem estar interferindo e fazendo com que eles cheguem até o litoral.

O tenente Paulo Roberto salienta que apesar de bonitos, é necessário evitar o contato com esses animais. Ao sentir qualquer queimadura ou irritação, o recomendado é o uso de vinagre ou lavar a área com água do mar.

Em casos mais graves, o contato com as espécies pode causar tontura e náuseas, nesses casos o recomendado é procurar atendimento médico. O tenente Paulo Roberto também destaca que a população deve sempre ficar de olho na cor das bandeiras nas guaritas.

Em casos de infestações de animais como as águas-vivas, dragões azuis e caravelas portuguesas, os salva vidas costumam utilizar a cor roxa para sinalizar aos banhistas.

.

Fonte:

Uirapuru




Notícias Relacionadas