Grupo de Santa Catarina compra unidade de abates da Majestade de Sananduva
GERAL
11.5K

Grupo de Santa Catarina compra unidade de abates da Majestade de Sananduva

Abatedouro tem capacidade para 1,2 mil abates ao dia

18/01/2024 15:00
Atualizado: 18/01/2024 15:05
Compartilhar
        


A unidade de abate de suínos da cooperativa gaúcha Majestade, de Sananduva, em liquidação extrajudicial há dois anos, foi adquirida pelo Grupo Bugio, de Chapecó, em Santa Catarina. O negócio foi confirmado pela empresa catarinense. O valor da transação não foi divulgado.

O abatedouro fica localizado na zona rural de Sananduva, no norte do Estado. O imóvel tem capacidade para 1,2 mil abates ao dia, mas a operação deve ser ampliada com a aquisição. O objetivo do Grupo é expandir a capacidade para 3 mil abates diários nos próximos três anos.

Além de reativar a atividade, a compra do ativo traz boas notícias para a geração de empregos. Num primeiro momento, devem ser gerados 350 empregos diretos e outros 150 indiretos. A contratação da mão de obra deve iniciar nos próximos meses, com a retomada da produção ainda no primeiro semestre de 2024.

Nos próximos anos, a projeção do Grupo é criar cerca de 1 mil postos diretos com a operação.

Em nota, o presidente do Grupo Bugio, Alceu Parisoto, destacou que a presença no Rio Grande do Sul é importante para fomentar a suinocultura e a produção de alimentos.

"Ao agregar este frigorífico abatedouro ao nosso negócio, daremos condições da Majestade continuar sua bonita trajetória de mais de 80 anos. Sabemos da importância social da Majestade e esperamos que a Cooperativa consiga em breve superar suas dificuldades. Chegamos ao Estado para somar", diz trecho do comunicado enviado à imprensa.

O presidente da Majestade, Loreni Foscarini, também avaliou a negociação:

— Será muito positivo para Sananduva e o Rio Grande do Sul porque vai melhorar empregos, o desenvolvimento da região e a economia como um todo.

Segundo Foscarini, a aquisição não altera a operação industrial e a marca dos produtos da Majestade.

A perspectiva é de que toda a região de Sananduva ganhe com a retomada da operação. Sete municípios do entorno devem ser beneficiados com o retorno das atividades da indústria.

A produção na planta em Sananduva será destinada ao mercado interno, ampliando as operações do Ecofrigo, frigorífico do grupo em Chapecó que abate 5,5 mil suínos/dia e com habilitação para exporta para mais de 50 países.

— É o primeiro passo para a recuperação da Cooperativa, conhecida pela qualidade ímpar dos produtos Majestade — disse à coluna o ex-ministro Francisco Turra, que participou da intermediação do negócio.

Fundado em 1986, o Grupo Bugio tem tradição no agro. Os negócios incluem, além das proteínas, concessionárias de máquinas agrícolas, comercialização de implementos e geração de energia. A empresa possui 2,7 mil colaboradores diretos.

Fonte: GZH




Notícias Relacionadas