Usina de asfalto de Ipiranga do Sul beneficia municípios da região
GERAL
641

Usina de asfalto de Ipiranga do Sul beneficia municípios da região

Em Sertão, material é utilizado na pavimentação de ruas

05/01/2024 15:40
Compartilhar
        


Ipiranga do Sul possui uma usina na região que é capaz de produzir o asfalto do tipo Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ).

Trata-se de uma usina Ammann Prime 100, capaz de produzir 100 toneladas de asfalto por hora. O asfalto produzido será utilizado na pavimentação de diversas ruas do município de Sertão, que começaram no final de 2023.

A obra de Sertão está sendo executada pela empresa COB Infraestrutura, de Passo Fundo. O transporte do material para a cidade conta com o auxílio de caminhões de vários municípios da região, através de uma parceria firmada.

A contratação da empresa e do material ficou a cargo da prefeitura de Sertão. Os recursos são provenientes de operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal (Finisa), em um investimento na ordem de R$ 4 milhões.

Segundo o engenheiro Lauson Serafini, da LCAD Engenharia, responsável pelo controle de qualidade da obra, todos os dias está sendo acompanhada a usinagem e sendo feita coleta das misturas asfálticas prontas e feitos testes de qualidade, sendo um deles, a extração de betume, que mede a quantidade de asfalto presente na mistura.

“Fizemos a análise granulométrica, para definir se a mistura está com granulometria das pedras de acordo com o projeto original e também o acompanhamento da umidade das pedras que estão depositadas no canteiro de obras, para que toda a água seja retirada das pedras durante o processo de usinagem”, finaliza Serafini.

Após todos os processos, a equipe da LCAD vai até a obra e utilizando uma sonda rotativa, extrai os corpos de prova, para fazer o controle de espessura aplicada e grau de compactação da mistura.

Fonte: Portal Tribuna




Notícias Relacionadas