Cacique Doble tem segunda morte de indígena em meio a conflitos na reserva
POLÍCIA
2.0K

Cacique Doble tem segunda morte de indígena em meio a conflitos na reserva

20/12/2023 10:04
Compartilhar
        


Um homem foi morto na madrugada desta quarta-feira (20) na reserva indígena de Cacique Doble, no norte do RS. O óbito foi confirmado pela Brigada Militar, que está no local.

Esta já é a segunda morte em meio ao conflito entre dois grupos que disputam a liderança da área. De acordo com a Brigada, o crime tem sinais de execução e teria acontecido entre 4h e 5h.

A Força Nacional também está no local e é esperada a chegada da Polícia Federal. A área do crime está isolada e aguarda a chegada do Instituto Geral de Perícias de Passo Fundo, que está em deslocamento. A vítima ainda não foi identificada.

A primeira morte em meio às disputas aconteceu no começo do mês de dezembro, quando uma adolescente de 13 anos foi baleada dentro de casa.

O conflito

Os conflitos têm ocorrido por conta de uma disputa política na terra indígena de Cacique Doble. No fim de outubro, três pessoas foram presas em uma operação da Polícia Federal que buscou restabelecer a ordem e apurar crimes cometidos em meio à disputa de dois grupos pela liderança do local.

Em 1º de novembro, um novo líder foi eleito. A decisão aconteceu depois que o antigo cacique, Leonardo Manoel Antonio, foi preso em uma operação policial.

Em dezembro, pelo menos 13 casas foram incendiadas durante novo conflito na área.

No dia 10 de dezembro, o Ministério dos Povos Indígenas esteve na região para solucionar o impasse entre grupos adversários no município do norte gaúcho, porém um termo de compromisso para pôr fim à onda de violência, proposto pelo MPI juntamente com a Funai, não foi assinado pelos representantes indígenas.

.

Fonte:

GZH




Notícias Relacionadas