Testes públicos de urnas para as eleições de 2024 foram encerrados pelo TSE
TECNOLOGIA
533

Testes públicos de urnas para as eleições de 2024 foram encerrados pelo TSE

Resultados devem ser divulgados no dia 15 de dezembro

04/12/2023 08:31
Compartilhar
        


Nesta sexta-feira (1°), o TSE finalizou o teste público de segurança das urnas eletrônicas para as eleições municipais de 2024, um procedimento realizado desde 2009.

Durante cinco dias, especialistas em tecnologia da informação tiveram a oportunidade de testar os componentes da urna eletrônica responsáveis pela coleta e transmissão dos votos. O TSE divulgará os resultados desses testes em 15 de dezembro, incluindo sugestões para aprimoramento dos sistemas.

Conforme o Tribunal, os pesquisadores confirmaram, assim como nas edições anteriores, a segurança dos sistemas da urna eletrônica, não encontrando qualquer possibilidade de violação do sigilo dos votos ou falhas na transmissão dos dados da votação.

Os investigadores realizaram testes nos sistemas e examinaram os programas responsáveis pelo controle das peças eletrônicas da urna, assim como o sistema de apuração e votação.

Durante os testes realizados em 2021 antes das eleições do ano passado, foram identificados pontos vulneráveis na urna eletrônica. O TSE informou que essas falhas foram corrigidas em maio daquele ano, antes das eleições, e que não houve violação do sigilo do voto e da totalização da apuração.

.

Fonte:

Au online




Notícias Relacionadas