Polícia flagra crime ambiental em Santo Expedito do Sul
MEIO AMBIENTE
991

Polícia flagra crime ambiental em Santo Expedito do Sul

O crime foi constatado na Capela São Valentim

09/05/2023 14:40
Compartilhar
        


Nesta segunda-feira, 08/05, policiais militares do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar de São José do Ouro, ao realizarem fiscalização no interior do município de Santo Expedito do Sul, flagraram crime ambiental contra a Flora na localidade da Capela São Valentim.

Os PMs, depois de realizarem o levantamento na área em propriedade rural, constataram uma serraria móvel instalada em meia a mata, que estava sendo usada para beneficiar a madeira.

Foi flagrado o corte seletivo de 15 araucárias angustifólia de vários diâmetros e comprimentos. Efetuado levantamento dendrométrico, foram contabilizadas 380 tábuas de araucária angustifólia totalizando 7,48 m³ de madeira serradas; nove toras de araucária angustifólia com diâmetros que variam de 15 cm a 55 cm de vários comprimentos totalizando 5.8651 m³ de madeira. Três araucárias angustifólia in natura com diâmetros que vaiam de 30 cm a 80 cm totalizando 5,8446 m³ de madeira.

O corte seletivo foi fora de área de preservação permanente, mas, pertencente ao bioma mata atlântica.

Diante dos fatos, os policiais militares entraram em contato com a proprietária da terra onde informou não possuir licença, sendo assim confeccionado Termo Circunstanciado para a respectiva responsável pela área, a qual, responderá pelo crime contra a flora, sendo efetuada a apreensão da madeira, ficando a proprietária como fiel depositária da madeira.

Foi efetuado também Termo Circunstanciado ao proprietário da serraria móvel, pois, não possuía licença de operação da mesma e nem do corte das madeiras e um Termo de Apreensão, sendo apreendida a serraria móvel que estava sendo usada no beneficiamento das toras, a qual, ficou o proprietário como fiel depositário.

Fonte: Rádio Lagoa FM




Notícias Relacionadas