Projeto de incentivo à cultura beneficia invernada de CTG de Aratiba
CULTURA
1.5K

Projeto de incentivo à cultura beneficia invernada de CTG de Aratiba

Entidade colhe frutos de apresentações em eventos

17/03/2023 12:38
Compartilhar
        


Beneficiando 26 integrantes da Invernada Artística Adulta do CTG Galpão Crioulo, o projeto “Cultivando a Tradição” é um incentivo financiado pela Lei de Incentivo à Cultura, Pró-Cultura RS, e conta também com o patrocínio de empresas privadas. Desenvolvido pelo Centro de Tradições Gaúchas de Aratiba, o Projeto proporciona aulas com professores de danças tradicionais, musical, coreografia e de correção e avaliação das danças tradicionais.

A entidade tem participado de diversos eventos desde o início do Projeto, em agosto de 2022, o que possibilitou que realizassem um grande sonho, a conquista da vaga para o Enart. Um dos responsáveis por estes resultados é o professor de dança Ryan Bianqui, que trabalhou de forma intensa para alinhar as ideias e travar objetivos junto ao grupo.

Segundo o professor, além da técnica e dedicação, é necessário estar em harmonia e, para ele, os processos do grupo melhoraram após muitas conversas e reuniões. “Durante os ensaios trabalhamos tanto a questão de execução dos passos de cada dança, quanto na harmonia de todos os movimentos, expressões corporais e faciais. Fizemos dinâmicas de grupo para motivação, descontração, foco e atenção. Trabalhamos também na limpeza e harmonização das coreografias de entrada e saída, deixando todos os movimentos e posições harmônicos”, disse Ryan.

O professor contou que, além da participação no Enart, que era um dos principais objetivos do grupo, o CTG tem trabalhado para difundir a cultura. “Nossa meta é levar a cultura gaúcha para toda cidade de Aratiba, dançando em eventos, ajudando em ações sociais, como na APAE, fazendo com que todos conheçam o que se faz num CTG e tudo o que ele pode beneficiar na sociedade”, completou.

O projeto Cultivando a Tradição – Galpão Crioulo Edição 2022, é financiado pela Lei de Incentivo à Cultura, Pró Cultura RS e tem o patrocínio da De Conto Produtos Hospitalares e Laboratoriais, Elevitá e Triel HT. O projeto conta ainda com contrapartida pela prefeitura de Aratiba.

Fonte: Canal Dois




Notícias Relacionadas