-6°C em SC: passagem de frente fria vai derrubar temperaturas
CLIMA
582

-6°C em SC: passagem de frente fria vai derrubar temperaturas

Deve trazer neve e chuva congelada

17/08/2022 07:59
Compartilhar
        


A passagem de uma frente fria por Santa Catarina deve deixar as temperaturas negativas no Estado, principalmente nas áreas mais altas. Com mínimas que podem chegar a -6°C, os catarinenses poderão ter o primeiro registro de neve do inverno. Além disso, há chance de geada e chuva congelada.

A Epagri/Ciram emitiu um alerta meteorológico nesta terça-feira (16) informando sobre a chegada de um sistema de massa de ar polar no Sul do país. Em decorrência disso, há chance de neve e geada ampla no Estado. A previsão é de que a condição ocorra no fim da tarde da quinta-feira (18) e siga até o sábado (20) pela manhã.

As temperaturas mínimas ficam próximos de 0°C, mas nas áreas mais altas do Planalto Sul os termômetros poderão marcar entre -3°C e -6°C, durante as madrugadas.

Conforme o meteorologista da Epagri, Marcelo Martins, a neve e a chuva congelada podem ocorrer no fim da tarde e noite de quinta-feira nas áreas do Planalto Sul, Planalto Norte e Meio-Oeste. Já na madrugada de sexta (19) pode ocorrer especialmente no Planalto Sul.

“Teremos os ingredientes fundamentais para a formação de neve que é o ar frio polar com a umidade deixada pela passagem da frente fria. Há chance de neve na quinta à noite, madrugada e início da manhã de sexta nas áreas altas do Estado, como Bom Jardim da Serra, no Mundo Novo em Urubici, no Centro de São Joaquim, no Morro das Antenas e Cruzeiro, em Urupema”, complementa o meterologista Piter Scheuer.

O novo cenário deve perdurar até o final da manhã de sábado e deve atingir todas as regiões catarinenses, sobretudo, aquelas acima de 700/800 metros. Há chance de geada ampla no Estado no sábado.

.

Fonte:

NDMais




Notícias Relacionadas