04 julho 2022 | 19h00
Atualizado em 05 julho 2022 | 07h48
  1.3K
Compartilhar      
Gaúcho de São José dos Ausentes morre na guerra da Ucrânia
Douglas serviu em Uruguaiana de 2000 a 2005

Dono de uma borracharia em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, Douglas Búrigo, 40 anos, é o segundo voluntário gaúcho morto na Guerra da Ucrânia. Ele viajou em 22 de maio com o objetivo de prestar ajuda humanitária nos conflitos com a Rússia, mas acabou no front na região de Kharkiv, onde foi vítima de um bombardeio entre a noite de sexta-feira (1º) e a manhã de sábado (2).

Filho de veterinário e de professora, Douglas serviu no Exército em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, de 2000 a 2005, no 22º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado. Trabalhou como caminhoneiro e atualmente tinha uma borracharia com loja de pneus às margens da BR-285.

Douglas tinha uma filha de 15 anos, que mora com a mãe, em Uruguaiana. Conhecido como Dodo por pessoas próximas, é definido como um homem muito alegre e sorridente, que estava sempre rodeado por amigos.

Gostava de festas e de rodeios — seguindo os passos do pai, laçava em eventos da região. E não perdia a oportunidade de "assar uma carne".

Ele escolheu ir para a Ucrânia porque queria se sentir e ser útil e “ajudar as crianças que estavam lá sofrendo”. A família tentou dissuadi-lo da ideia, sem sucesso. Ele se comunicava quase diariamente com os pais por mensagens de texto, e o último contato foi com a mãe na terça-feira (28), por telefonema.

— Ele disse que ia para o front e lá não tinha internet, nem energia. Iria ficar uns dias incomunicável — diz Denise. — Ele foi, na verdade, para missão humanitária, não era para combate. Mas ele tinha conhecimento, por ter ficado alguns anos no Exército, e era muito inteligente. Acho que por isso que acabou na linha de frente.

A família foi comunicada da morte por outros brasileiros que estavam com ele. Ainda não há informações sobre translado do corpo ao Brasil.

GZH

*Colaborou Bruno Tomé

Copyright 2017 © Todos os direitos reservados - Rádio Tapejara FM 101.5. contato@radiotapejara.com.br
57.197.996 de acessos desde 2009