22 junho 2022 | 07h50
  823
Compartilhar      
Santuário de Ibiaçá divulga tema da Romaria de 2023
Novena mensal começa neste domingo

O Santuário de Ibiaçá divulgou, no último sábado (18), o tema que vai acompanhar a 71ª edição da Romaria de Nossa Senhora Consoladora, no ano que vem. O evento, como tradicionalmente acontece, será realizado no último final de semana de fevereiro e tem seu ponto de partida no próximo domingo (26), com o início da novena mensal.

Para a edição de 2023, o tema escolhido foi “Com a Mãe Consoladora no caminho de uma Igreja Sinodal” – uma menção ao sínodo que acontece desde o ano passado na Igreja e deve se estender até outubro do ano que vem. O reitor do Santuário, Pe Édio Bresolin, explicou a escolha do tema. “Os movimentos e pastorais, através do Conselho de Pastoral, deram sugestões. Mas o que ajudou bastante foi o tempo em que estamos vivendo. Temos o sínodo mundial e o sínodo diocesano que estão em andamento. Essa Igreja sinodal é uma Igreja que sai, que acolhe, abraça, perdoa. É uma Igreja que escuta o povo. E a Mãe Consoladora caminha com a Igreja nesse espírito sinodal”.

O Sínodo da Igreja Católica foi iniciado em outubro do ano passado, por determinação do Papa Francisco, com o objetivo de consultar os fiéis identificados com o catolicismo sobre o futuro da Igreja. A mesma iniciativa está sendo desenvolvida no âmbito da Diocese, conforme detalhou o reitor do Santuário. “O sínodo é caminhar juntos, escutar as pessoas. Como as pessoas gostariam que a Igreja fosse. É a isso que o sínodo se propõe: ir até as pessoas e escutar, não apenas com o ouvido, mas com o coração. Sínodo é caminhar junto e, para isso, temos que criar essa sintonia entre o povo e a Igreja. E esse processo se faz escutando. Por isso estamos nesse processo bonito que a Diocese está fazendo que, depois, dá origem ao Plano de Ação da Diocese”.

No próximo domingo (26), o Santuário inicia a novena mensal em preparação à 71ª Romaria, que acontece nos dias 25 e 26 de fevereiro do ano que vem. As celebrações acontecem no último domingo de cada mês, às 14h30min, no Santuário e serão abertas ao público. A expectativa, segundo o reitor, é de que a Romaria aconteça normalmente. “Eu estou em Ibiaçá há três anos e já experimentei todos os tipos de Romaria. Uma que aconteceu na porta da pandemia, a segunda com as portas fechadas e, essa última, naquela desconfiança por ainda estarmos em pandemia. Agora, nós esperamos que a Romaria volte ao seu normal. Nossa expectativa é da maior possível, que tenhamos aquela Romaria com a multidão de sempre. É uma ansiedade que a gente vive”.

A Romaria de Ibiaçá é considerada uma das maiores do interior do estado e faz parte do calendário oficial de eventos do Rio Grande do Sul.

Belchyor Teston – Correspondente em Ibiaçá

Copyright 2017 © Todos os direitos reservados - Rádio Tapejara FM 101.5. contato@radiotapejara.com.br
57.000.319 de acessos desde 2009