São José dos Ausentes e Cambará do Sul registram neve no RS
CLIMA
1.2K

São José dos Ausentes e Cambará do Sul registram neve no RS

18/05/2022 08:24
Compartilhar
        


São José dos Ausentes e Cambará do Sul, na Serra do Rio Grande do Sul, registraram neve nesta terça-feira (17), conforme a Climatempo. São os primeiros registros no estado em 2022.

Em São José dos Ausentes, a estação meteorológica do Inmet na cidade registrou temperatura de 2°C e sensação térmica de -20.7°C. O município de 3,5 mil habitantes fica a 290 km de Porto Alegre.

Em Cambará do Sul, os termômetros marcam 2ºC e a sensação térmica chegou a -11°C. A neve chegou misturada com chuva congelada. Os ventos estavam em 65km/h na noite desta terça-feira.

A presença da massa de ar polar deixa as temperaturas muito baixas por todo o estado. Por isso, também há risco para a ocorrência de outros fenômenos climáticos, como geadas no oeste e sudoeste na sexta (20) e no sábado (21), com maior amplitude térmica.

A previsão de neve segue nesta quarta-feira (18).

Neve, geada, chuva congelante ou chuva congelada?

A neve se caracteriza quando cai em forma de floco. Já a chuva congelada também cai em forma de floco, mas, no caminho ao solo, fica líquida e depois volta à forma de gelo. A chuva congelante começa líquida e só congela ao tocar a superfície. E geada se caracteriza pelo congelamento do orvalho.

Serra também teve neve em 2021

Uma onda de ar frio que passava pelo Sul do país trouxe neve a pelo menos 13 cidades do Rio Grande do Sul no ano passado, além de chuva congelada.

.

Fonte:

G1/RS




Notícias Relacionadas