Maio Amarelo é um movimento que nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
O secretário de Segurança Pública de Passo Fundo, João Darci Gonçalves de Passo Fundo comentou sobre as ações de fiscalização.
As casas noturnas movimentam a noite da cidade. Infelizmente algumas pessoas ainda costumam misturar bebida alcoólica e volante, e essa combinação pode ser fatal. Com o intuito de evitar que tragédias aconteçam, a Guarda Municipal realiza semanalmente operações, juntamente com a Brigada Militar, e blitz com a Polícia Rodoviária Federal e Estadual. Sempre com o intuito de fiscalizar veículo e condutor.
Conforme João Darci, a Guarda Municipal realiza em média 70 abordagens de veículos por operação. Deste número, um terço é de condutores com problema de alcoolemia, ou seja, pessoas que ingeriram bebidas alcoólicas de 0,04 até 0,33 de álcool. Existe ainda aqueles que se recusam a fazer o teste do bafómetro. O secretário explica que tanto quem ingeriu a bebida como quem se nega a fazer o teste recebem uma infração administrativa.
Gonçalves relata que o Brasil é um dos países que mais acontecem acidentes, uma média de 40 mil por ano. E infelizmente os acidentes mais graves acontecem devido a ingestão de bebida alcoólica. O objetivo dos órgão de segurança é diminuir esse número que cresce exponencialmente, destaca o secretário.
.
Fonte:
Uirapuru