Aeroporto de Passo Fundo opera com restrições
AVIAÇÃO
919

Aeroporto de Passo Fundo opera com restrições

A liberação é temporária até 06/04

01/04/2022 14:25
Compartilhar
        


Às 16h24 de quarta-feira, 30/03, o Aeroporto Lauro Kortz de Passo Fundo foi aberto para pousos e decolagens. No entanto, por enquanto, ainda há restrições operacionais. A retomada permite pousos e decolagens de aeronaves com motorização à combustão e turboélices. Outra limitação é para operações noturnas ou por instrumentos.

A liberação é temporária, até 06/04, e poderá ser estendida nos próximos dias ou mesmo cancelada se houver irregularidades. De acordo com a publicação do DECEA - Departamento de Controle do Espaço Aéreo, através dos NOTAMs E0783/22 e E0784/22 a pista está liberada para pousos e decolagens. Interditado desde 11/01 de 2021, a reabertura do Lauro Kortz ocorre depois de mais de um ano e dois meses fechado. A interdição ocorreu para a realização dos serviços de melhorias, que integram o pacote de obras do aeródromo.

Após a liberação, a primeira aeronave a pousar foi da aviação executiva. Na quinta-feira, às 08h45, o monomotor Cirrus SR22 prefixo PR-BAA (Papa Romeu - Bravo Alfa Alfa – pronúncia da aviação) tocou a pista do Lauro Kortz. A aeronave é de uso compartilhado por empresários de Passo Fundo.

De acordo com o comandante Rafael Guimaraes Jardim, o avião veio de Carazinho, onde está baseado desde o início das obras em Passo Fundo, para o embarque de dois executivos. “Decolamos logo em seguida para São Borja”, explicou. Sobre a reabertura da pista, o piloto diz que “facilita muito para quem utiliza a aviação executiva. Ficou uma pista boa, bem nivelada”. Mas o segmento ainda sofre com as indefinições em relação a construção de hangares, para os aviões de empresas locais retornarem à base Passo Fundo. “Estamos vendo Carazinho, Erechim, Frederico Westphalen e Cruz Alta com a aviação executiva em crescimento, enquanto em Passo Fundo está estagnada”, completou Rafael.

Pista reaberta e a visita de duas fiscais da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil. Elas chegaram na manhã de quinta-feira para conferir o cumprimento das exigências impostas para a homologação do aeródromo.

Acompanhadas pela administradora do Aeroporto, Clarice Beffart, fizeram um longo passeio para checar as condições do cercamento da área. A nova cerca, com base em concreto e tela, já estaria aprovada. Mas a inspeção foi além, com a observação do atual e do novo pátio de aeronaves, taxiway e outros detalhes técnicos necessários à segurança operacional.

Fonte: O Nacional




Notícias Relacionadas