19 outubro 2021 | 08h05
  841
Compartilhar      
Batalhão Ambiental da BM realiza Operação Irrigação na região

Ontem (18), uma Equipe do 3°Batalhão Ambiental da Brigada Militar deslocou até o interior do município de Nicolau Vergueiro. Em uma propriedade do município, os policiais constataram a instalação de um sistema de irrigação com pivô móvel, bomba de sucção e casa de força e luz instalados às margens do rio Povinho.

O proprietário da área não apresentou a Licença de Operação desta atividade. Também, foi constado, na propriedade, a criação de gado leiteiro em sistema de confinamento, sendo que os lagos de dejetos (esterqueiras) estavam com sua capacidade máxima atingida e apresentavam vazamento em vários pontos, indo diretamente para o solo e atingindo corpo hídrico – caracterizado por nascentes, pequenos cursos de água e banhado, não sendo apresentada a licença para tal atividade de, aproximadamente, 100 vacas confinadas.

Ainda, foi constatado o descarte irregular de resíduos sólidos, inclusive embalagens de agrotóxicos sendo depositadas em um buraco escavado diretamente no solo e a céu aberto. Houve também a destruição de Floresta natural do bioma Mata Atlântica em Área de Proteção Permanente (APP), em uma área aproximada de 0,7 hectares, atingindo espécies como: canela, caboatã, acoita cavalo e araucária sendo os policiais localizaram mais de 10 tocos de araucárias. Foram localizadas ainda cinco toras de Araucária gerando um volume de 4.5 m³, as quais foram aprendidas, sendo nomeado o proprietário da área como fiel depositário das toras.

Diante dos fatos, foi feita a Notificação Ambiental, estabelecendo um prazo de sete dias para retirada dos resíduos sólidos e as embalagens, dando a destinação correta, bem como sanar o problema do vazamento da esterqueira que atingiu o corpo hídrico.

.

Fonte:

Uirapuru

Copyright 2017 © Todos os direitos reservados - Rádio Tapejara FM 101.5. contato@radiotapejara.com.br
55.723.272 de acessos desde 2009