20 setembro 2021 | 11h25
  1.4K
Compartilhar      
Governo Municipal presta homenagem a Ione Anna Col Debella
Dona Ione tem muita contribuição com a história do município

Seguindo com a programação dos Festejos Farroupilha, o Governo de Tapejara, realizou uma homenagem a ex-vereadora e professora aposentada, Ione Anna Col Debella.

A cerimônia, de acordo com o prefeito Evanir Wolff (BIG), foi uma forma de agradecer e reconhecer a dedicação e o trabalho prestado pela homenageada ao longo dos seus 81 anos de vida. “Este ano, o tema dos Festejos Farroupilha fazem menção aos 200 anos de Anita Garibaldi, que foi uma das mulheres mais importantes da história do Rio Grande do Sul, justamente por atuar de forma tão intensa na busca pelos ideais de liberdade, igualdade e humanidade durante a Revolução Farroupilha. Neste caso, Anita foi uma guerreira e, por isso, também estamos homenageando, com o troféu Anita Garibaldi, por conta desta temática, a nossa Anita Garibaldi, que é a dona Ione Anna Col Debella, uma mulher que muito dona Ione, desde a educação, passando pela política e chegando até a cultura, já que esteve diretamente ligada com a criação da primeira sede própria do CTG Manoel Teixeira em Tapejara e por promover ações do tradicionalismo gaúcho. Além disso, a dona Ione fez um papel social muito importante através do acolhimento e cuidado de diversas crianças e adolescentes carentes que passavam por dificuldades em uma época em que não existiam muitas políticas sociais de amparo como hoje. Com certeza, esta homenagem é justa e merecida”, destacou BIG.

Nascida em Getúlio Vargas, casada com Genésio Col Debella e mãe de três filhos, Ione Anna Col Debella é formada em matemática pela Universidade de Passo Fundo e atuou como professora por 27 anos. Foi a primeira vereadora eleita em Tapejara pela antiga Arena em 1972 e também a primeira mulher presidente da câmara em 1975.

Juntamente com o esposo, Genésio, e incentivada pela população tradicionalista, deu início a reorganização e construção da sede própria do CTG Manoel Teixeira, localizado no Bairro Treze de Maio. “Como os envolvidos não tinham condições financeiras na época para construir o CTG, o meu esposo Genésio e outros tradicionalistas organizavam jantares para arrecadar fundos e, assim, pagar os funcionários que trabalhavam na construção do CTG e comprar tudo que era necessário para reativar o CTG que há mais de 30 anos estava desativado”, destacou Ione, que ainda atuou na criação do grupo de escoteiros de Tapejara e ajudou a comprar o terreno e organizar a casa do menor, foi por vários mandatos como presidente do conselho da criança e adolescente, trabalhou durante muitos anos com o Grupo Integrado da Terceira Idade (GITI), e atuou como catequista durante 12 anos.

Na sequência, dona Ione participou da entrega de uma premiação ao vencedor da Taça Cidade de Tiro de Laço, que integrou as programações dos Festejos Farroupilha. Na ocasião, ela entregou ao vencedor da competição uma réplica do troféu entregue à ela pelo poder público. Por tradição, este troféu também leva o nome do homenageado do governo municipal durante as comemorações dos Festejos Farroupilha.

Fonte: Prefeitura de Tapejara

Copyright 2017 © Todos os direitos reservados - Rádio Tapejara FM 101.5. contato@radiotapejara.com.br
55.484.169 de acessos desde 2009