14 setembro 2021 | 14h25
  238
Compartilhar      
Após operações da BM, assaltos a coletivos diminuem em Passo Fundo
Operações de patrulhamento e abordagens aumentaram

Os primeiros dias de setembro trouxeram a volta de registros de assaltos a coletivos urbanos em Passo Fundo. O tipo de ocorrência ocasionou reuniões entre Brigada Militar, Sindiurb e Coleurb, além de operações da BM e manifestação do sindicato dos trabalhadores do transporte púbico.

O comandante do 3º RPMon de Passo Fundo, tenente coronel Marco Antônio Moraes, analisou o atual quadro. Conforme o comandante, a BM intensificou o patrulhamento ostensivo e abordagens qualificadas com o intuito de reduzir os índices de roubos em Passo Fundo.

Desta forma, já vinham sendo feitas operações em praças, paradas e locais públicos em durante o mês de agosto. Entretanto, com o aumento verificado em setembro, a força policial intensificou abordagens aos coletivos, em diversas linhas, sempre alternando o patrulhamento, levando segurança a todos os bairros.

De acordo com o comandante, a iniciativa foi vista e sentida pela comunidade. “Nós tínhamos um aumento, chegando a 2 assaltos por dia em setembro. Desde que intensificamos abordagens, da sexta-feira (10) até agora nós tivemos apenas um delito do tipo. Uma média bem abaixo do que se desenhava”, salienta.

A série histórica aponta em 2016 um total de 177 roubos a transporte. Em 2017, foram 170. Em 2018, chegou a 180. Em 2019, caiu para 99. Em 2020, menos ainda: 90 casos. Em 2021, já foram 79 casos. “É uma curva descendente, embora a tenhamos um pico em setembro” pondera.

Segundo Marco Antônio Moraes, a Brigada Militar e a Polícia Civil reiteram a necessidade da comunicação imediata, via 190, para que a Brigada dê resposta imediata e possa fazer a prisão em flagrante, única maneira de retirar ele de circulação.

Para tanto, pede apoio da população para que se denuncie os assaltantes. “Estimulamos que se use o 190, garantimos o sigilo da informação, para que a gente possa efetivamente prender quem comete esses atos. Vamos continuar com a operação buscando combater esse delito e prender esses elementos. A BM trabalha para trazer a paz à população”, finaliza.

Fonte: Rádio Planalto

Copyright 2017 © Todos os direitos reservados - Rádio Tapejara FM 101.5. contato@radiotapejara.com.br
55.272.444 de acessos desde 2009