26 de agosto - Dia da Igualdade das Mulheres
GERAL
674

26 de agosto - Dia da Igualdade das Mulheres

26/08/2021 09:02
Compartilhar
        


Definido como o Dia Internacional da Igualdade Feminina, esta quinta-feira, dia 26 de agosto, é uma data que reforça a necessidade de debate e de ações efetivas para o alcance da igualdade dos direitos das mulheres nos mais diferentes segmentos da sociedade.

A data foi instituída neste dia porque em 1973 o Congresso dos Estados Unidos decidiu que nesta data seria comemorado o Dia Internacional da Igualdade Feminina, em homenagem à aprovação da 19ª emenda, que permitiu o voto às mulheres norte-americanas. No Brasil, o voto feminino amplo chegou em 1934 e só se tornou obrigatório, assim como o masculino, em 1946.

Para Elenir Chapuis, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Passo Fundo, a situação da mulher passa por momentos históricos, momentos de conquistas que no decorrer do tempo vem se tornando realidade. É uma luta complexa e difícil, que passa por diversos fatores. Existe a questão da violência contra a mulher, e a desigualdade.

Existe ainda alguns preconceitos sobre a inserção da mulher em espaços profissionais, políticos e de lideranças. Para ela é uma luta constante e diária. Por isso, essas campanhas, mobilizações e datas são de extrema importância para que se faça uma reflexão, se discuta e planeje ações e formas de cada vez mais oportunizar igualdade para a mulher na sociedade, em comparação a defasagem que existe.

Como mensagem, neste dia a presidente Elenir, diz que o respeito ás mulheres, independente do gênero deve ser o principal vislumbre e objetivo.

.

Fonte:

Uirapuru




Notícias Relacionadas