Projeto de pavimentação da Transbrasiliana deve ser concluído ainda em 2021
ESTRADAS
3.2K

Projeto de pavimentação da Transbrasiliana deve ser concluído ainda em 2021

Engenheiros do DNIT estão esperançosos quanto ao andamento

04/05/2021 12:37
Compartilhar
        


A pavimentação de uma das demandas históricas da região Norte do estado, avança mais um passo no processo de sua construção.

Chegando a duas semanas do início do projeto de reforma da BR-153, os engenheiros já fazem uma breve avaliação e começam a tratar das perspectivas sobre quando a obra poderá ser finalizada.

Com mais de 4.200km, ligando Marabá, no Pará, até Aceguá, no Rio Grande do Sul, a chamada Transbrasiliana é considerada a quarta rodovia mais longa do país. O problema de toda esta extensão está no trecho entre Passo Fundo e Erechim, que representa 68,4km, sendo o único não pavimentado.

O estudo de viabilidade técnico-ambiental, que detalha as condições do solo e os fatores que são necessários para a construção, já foi elaborado. A próxima etapa é o projeto que está sendo elaborado, que vai conter o formato da via e suas particularidades.

O engenheiro Adalberto Jurach, coordenador das ações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), na região Norte, confirma que os trabalhos estão avançando e o término do projeto está previsto ainda para 2021. Posteriormente a isso as obras devem começar. "Já desenvolvemos os estudos de viabilidade técnico-ambiental, que é o primeiro passo para uma obra federal e através dele se mostrou viável para pavimentar a BR-153. O próximo passo é definir o projeto da obra que ainda no ano de 2021 deve ser concluído. Então, buscaremos implementar a pavimentação", completa Jurach.

Fonte: Rádio Planalto




Notícias Relacionadas