19 abril 2021 | 12h37
  329
Compartilhar      
HSA realiza exposição itinerante Kamé e Kairu Identidade Kaingang
A exposição é localizada nas salas da instituição

A valorização da cultura indígena dos povos Kaingang da região noroeste do Estado pode ser visualizada no interior do Hospital Santo Antônio (HSA) de Tapejara.

A instituição, implantou o Programa de Assistência Humanizada ao Indígena, com objetivo de realizar adequações no atendimento, nas instalações, alimentação, fortalecimento do processo de contrarreferência à atenção básica indígena e sensibilização antropológica dos profissionais que atendem a esses povos.

O convênio firmado através do Incentivo da Atenção Especializada aos Povos Indígenas (IAE-PI), assegura a missão da instituição que é promover assistência segura à vida, com qualidade e excelência, desenvolvendo ações inovadoras, com equipes qualificadas, satisfazendo as necessidades do indivíduo, com base na integridade, respeito e responsabilidade social.

Em parceria com o Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP), da UNIJUÍ, o HSA realiza a exposição itinerante com o objetivo de reconhecer a contribuição desses povos na formação da sociedade, da economia e da cultura da região.

Nas salas de recepção do Centro de Especialidades Médicas, Centro de Diagnóstico, Farmácia e corredores do hospital, pacientes, acompanhantes, médicos e colaboradores podem ver de perto o acervo da Exposição Fotográfica Itinerante Pluralidade - Comunidades Indígenas no Noroeste do Rio Grande do Sul, dos curadores Dulci Claudete Matte, Sandro Luckmann e Belair Aparecida Stefanello.

A enfermeira responsável pela execução do programa, Kézia Lima, explica que trata-se de um momento ímpar dentro da instituição. “É iniciado o processo de aproximação dos colaboradores e usuários com a cultura indígena, sensibilizando a todos de forma a despertar a empatia e o respeito pela cultura indígena”, destacou.

Em função da pandemia de covid-19, a exposição está disponível apenas para quem circular nas dependências do hospital, respeitando as etiquetas de prevenção ao coronavírus.

Fonte: Comunicação e Marketing do HSA

Copyright 2017 © Todos os direitos reservados - Rádio Tapejara FM 101.5. contato@radiotapejara.com.br
54.471.122 de acessos desde 2009