04 março 2021 | 08h11
  181
Compartilhar      
Quinta-feira segue com instabilidade na região

Sistemas de baixa pressão atmosférica que atuam sobre o território gaúcho favorecem a formação de nuvens carregadas no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (4). De acordo com a Somar Meteorologia, por conta disso, o dia já pode começar com pancadas fortes de chuva e trovoadas em algumas áreas, como a Região Metropolitana, o Litoral Norte, a Serra e as regiões central, norte e noroeste do RS. Durante a tarde, a instabilidade tende a se espalhar, passando a atingir as demais regiões gaúchas. Além disso, em todo o Estado, também há condições para ocorrência de descargas elétricas e eventual queda de granizo. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) manteve o alerta de tempestade para a metade norte do Estado, ainda chamando atenção para a possibilidade de volumes significativos de chuva e para o risco de vento intenso, com rajadas que podem alcançar 100 km/h.

Segundo a Somar, o maior acumulado previsto para o dia, 105mm, deve ser registrado em Marcelino Ramos, no norte gaúcho — medida que corresponde a cerca de 77% de toda a chuva esperada no mês de março no município.

As temperaturas continuam elevadas no Rio Grande do Sul, com a máxima podendo chegar a 34°C em Triunfo, na Região Carbonífera. Na sexta-feira (5), um sistema de baixa pressão atmosférica localizado no Oceano Atlântico deve dar origem a um ciclone extratropical que mantém as condições de tempo instável em todo o território gaúcho. Assim, segue a previsão de pancadas fortes de chuva, descargas elétricas, vento intenso e eventual queda de granizo no Estado neste dia.

IMAGENS DO SATELITE:

HOJE – INSTÁVEL = 25mm

AMANHÃ – instável = 9mm

Copyright 2017 © Todos os direitos reservados - Rádio Tapejara FM 101.5. contato@radiotapejara.com.br
54.358.349 de acessos desde 2009