16 janeiro 2021 | 12h57
  379
Compartilhar      
Cemacas e acolhimento de crianças e adolescentes são temas de reunião em Sananduva
Objetivo foi tratar sobre os encaminhamentos necessários

Durante a manhã de quinta-feira, 14/01, os municípios da Comarca de Sananduva, que utilizam os serviços do Centro Municipal de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Cemacas) estiveram reunidos com o Ministério Público, através da promotora de Justiça, Claudia Lucia Bonetti.

O objetivo foi tratar sobre os encaminhamentos que são necessários para o funcionamento adequado do espaço e melhorias no acolhimento à população.

A construção da nova sede do Cemacas, inaugurada em Sananduva em fevereiro de 2020, foi firmada através de Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público pela necessidade de estrutura física para o atendimento humanizado e particularizado.

O novo espaço com melhores condições para atender crianças e adolescentes passou a demandar de mais profissionais especializados e recursos para sua manutenção. A Comarca é composta por Sananduva, Paim Filho, São João da Urtiga e Ibiaçá, responsáveis pelo custeio e pelos serviços de atendimento a crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade.

Através da apresentação de relatórios que comprovam a insuficiência orçamentária para suprir as necessidades da instituição de acolhimento e, consequentemente, para oferecer um serviço de qualidade aos acolhidos, a proposta do município de Sananduva é complementar os valores destinados pelos municípios à casa de acolhimento.

De acordo com o prefeito Leomar José Foscarini, a responsabilidade firmada pelo TAC é um compromisso e vai ser mantido, mas a necessidade imediata é definir a condução adequada deste serviço. A promotora Claudia Lucia Bonetti acrescentou que a melhoria no atendimento e nas abordagens são prioridades.

Após atualizar o cenário, foi definido o levantamento de custos para melhorias e o direcionamento de profissionais para atuação no Cemacas. Uma nova reunião entre os presentes está marcada para a próxima semana a fim de discutir as propostas dos municípios e definir as estratégias de atuação.

Fonte: Prefeitura de Sananduva

Copyright 2017 © Todos os direitos reservados - Rádio Tapejara FM 101.5. contato@radiotapejara.com.br
53.982.692 de acessos desde 2009