Ministério da Saúde confirma caso de reinfecção pela Covid-19 no RS
ESTADO
1.2K

Ministério da Saúde confirma caso de reinfecção pela Covid-19 no RS

16/01/2021 07:34
Compartilhar
        


O Ministério da Saúde informou, nesta sexta-feira, que existem quatro casos confirmados de reinfecção pela Covid-19 no Brasil. Destes, um ocorreu no Estado do Rio Grande do Sul, de acordo com a pasta. O governo não comunicou detalhes sobre a paciente, mas garantiu que este caso e os encontrados em São Paulo e no Rio Grande do Norte aconteceram por linhagens da doença que já circulavam no país. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) do RS disse que ainda não foi informada sobre o caso de nova infecção.

Já no Amazonas, que enfrenta um colapso no sistema de Saúde, a reinfecção constatada ocorreu por nova cepa do SARS-CoV-2. A FioCruz, responsável por analisar os possíveis casos de reinfecção, identificou a variante em uma mulher de 29 anos de idade, com sintomas leves da doença. "A mulher foi diagnosticada com a infecção, pela primeira vez, em 24/03/2020 e, em 30/12/2020 (nove meses depois), obteve o segundo diagnóstico positivo para Covid-19 por RT-PCR", comunica a Saúde.

A segunda análise realizada mostrou um padrão de mutações, compatível com a variante do vírus SARS-CoV-2, identificada recentemente pelo Ministério da Saúde do Japão, mas de origem no Amazonas. Além deste caso confirmado pela nova cepa, o Brasil investiga um no estado da Bahia com a mutação identificado originalmente na África do Sul.

Um caso de reinfecção da Covid-19 exige que o indivíduo apresente dois resultados positivos de RT-PCR em tempo real para o vírus SARS-CoV-2, com intervalo igual ou superior a 90 dias entre os dois episódios de infecção respiratória, independente da condição clínica observada nos dois episódios.

Fonte:

CP




Notícias Relacionadas