O Governo do Estado divulgou na tarde de ontem (15) o mapa preliminar do Distanciamento Controlado. Os casos ativos seguem em alta e as contaminações aumentando. Além disso, as mortes voltaram a subir. As internações pela doença seguem altas também e, portanto, Passo Fundo e região permanecem na bandeira vermelha pela nona semana consecutiva.
Os municípios que compõem a região de Passo Fundo também registraram aumento em todos os indicadores e contribuíram para a classificação de risco epidemiológico alto.
O protocolo de atividades adotado segue o de bandeira laranja, uma vez que o governador Eduardo Leite retomou com o sistema de cogestão.
Aumento de casos na última semana
Os casos de coronavírus registraram um crescimento considerável nesta semana em Passo Fundo. Assim, a média dos últimos dias tem sido de 84 novos casos diários. Com isso a bandeira vermelha entra na nona semana.
Por outro lado, o número de curados também aumenta diariamente. Até a última quinta-feira (14), data que o Estado fecha a análise, haviam 798 casos ativos do vírus.
A taxa de ocupação na UTI específica para o vírus em Passo Fundo teve uma leve redução nesta semana. Até quinta 30 pessoas estavam internadas. As internações em leitos clínicos seguem altas e somam 69 na cidade.
O que preocupa bastante neste momento é o aumento das mortes por covid-19 registradas no município. Nos primeiros 15 dias do ano, foram 17 mortes, sendo 11 nos últimos sete dias. Desse modo, o total de mortes da pandemia chegou a 239 óbitos em Passo Fundo.
fonte:
Uirapuru