Antigo Fórum de Tapejara, inaugurado em 1992, será leiloado pelo município
GERAL
160

Antigo Fórum de Tapejara, inaugurado em 1992, será leiloado pelo município

Por Alessandra Staffortti
09/10/2026 08:30
Atualizado: 09/10/2026 08:33
Compartilhar
        


A Prefeitura de Tapejara está promovendo o Leilão Eletrônico nº 01/2026 para a venda do imóvel que abrigou o antigo Fórum da Comarca, localizado na Avenida Sete de Setembro, nº 1133, no Centro. O prédio tem uma trajetória ligada à história do Judiciário no município e deixou de abrigar o Foro após a inauguração da nova sede, em dezembro de 2019.

O imóvel que será leiloado possui um terreno de 800 metros quadrados e uma edificação comercial em alvenaria com 350,76 metros quadrados de área construída. O procedimento será realizado exclusivamente pela internet, por meio do Portal de Compras Públicas.

As propostas podem ser cadastradas até o dia 27 de outubro de 2026, às 9h29, com abertura e início da sessão pública previstos para as 9h30 do mesmo dia.

.

História do Fórum em Tapejara

A história do Judiciário em Tapejara começou em 15 de dezembro de 1964, quando foi instalada a Comarca. Inicialmente, o Fórum funcionava no segundo andar de um prédio de propriedade de Demétrio Marcolin, na região central da cidade. O espaço foi utilizado por aproximadamente duas décadas, até a transferência para uma sede própria.

O prédio que agora será leiloado foi inaugurado em 20 de outubro de 1992, quando o juiz titular da Comarca era Sadilo Vidal Rodrigues. A estrutura permaneceu como sede do Fórum até a construção de um novo edifício, mais amplo e moderno.

A nova sede do Foro da Comarca de Tapejara foi inaugurada em 11 de dezembro de 2019, na Avenida Sete de Setembro, nº 1525, ao lado da Promotoria de Justiça. O edifício possui 1.630,26 metros quadrados, distribuídos em três pavimentos e um subsolo com estacionamento. A estrutura conta com salão do júri, salas de videoconferência, espaços acessíveis e outras instalações voltadas ao atendimento da população.

Em janeiro de 2020, o antigo prédio já estava desocupado, e havia movimentações para que o imóvel retornasse ao patrimônio municipal. Agora, a Prefeitura promove o leilão para a venda do espaço.

.

Como participar do leilão

Podem participar pessoas físicas e jurídicas que atendam às exigências previstas no edital. Os interessados precisam realizar o credenciamento no Portal de Compras Públicas e cadastrar suas propostas dentro do prazo estabelecido.

Também é possível agendar uma visita para conhecer o imóvel antes de apresentar uma oferta. O agendamento pode ser feito pelos seguintes canais:

Telefone: (54) 3344-4700

WhatsApp: (54) 99650-0222

E-mail: gabinete3@tapejara.rs.gov.br

O edital completo, com as condições de participação e a documentação do imóvel, está disponível no Portal de Compras Públicas

A sessão pública está marcada para 27 de outubro de 2026, às 9h30, após o encerramento do prazo para recebimento das propostas, às 9h29.

.

Jornalismo Rádio Tapejara

Fonte: Prefeitura de Tapejara e sites oficiais




Notícias Relacionadas