Encontro avaliou atividades realizadas em 2026 e iniciou a definição de prioridades para o próximo ano, com atenção às agroindústrias familiares, à produção de alimentos e à atividade leiteira
A Prefeitura de Tapejara e a Emater/RS-Ascar avançaram, na manhã de terça-feira (29), no planejamento das ações voltadas ao desenvolvimento rural do município para 2027. O encontro, realizado no Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, reuniu representantes da Administração Municipal e da equipe local da entidade para avaliar as atividades desenvolvidas em 2026 e discutir prioridades para o próximo período.
Participaram da reunião o prefeito Evanir Wolff (Big); o secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura, Carlos Eduardo de Oliveira; a coordenadora da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura, Erica Lângaro; o secretário de Esportes, Cultura, Lazer, Turismo e Juventude, Ednilson de Quadros; a coordenadora da Secretaria de Esportes, Cultura, Lazer, Turismo e Juventude, Adriana Boff; e a nutricionista da Secretaria de Educação, Marieli Scariot.
Pela Emater/RS-Ascar, estiveram presentes a engenheira agrônoma e chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Tapejara, Virgínia Crestani Viero Grandi; a extensionista rural social Lisiane Rosa Carra; e a assistente administrativa Sandra Dal Bosco.
Na abertura do encontro, Virgínia apresentou o Relatório Anual de Trabalho de 2026, com um panorama das atividades desenvolvidas pela equipe da Emater/RS-Ascar no município. A análise das ações realizadas serviu de base para o levantamento de demandas, sugestões e possibilidades de trabalho conjunto para 2027.
Entre as prioridades discutidas está o fortalecimento das iniciativas de apoio às agroindústrias familiares e aos produtores rurais que atuam na produção de alimentos. O grupo também tratou da necessidade de ampliar a atenção à atividade leiteira, segmento que registrou redução no número de produtores no município nos últimos anos.
A participação de diferentes áreas da Administração Municipal também permitiu discutir ações integradas relacionadas à produção rural, à alimentação escolar, à valorização dos produtos locais e a iniciativas que possam aproximar o desenvolvimento rural de outras políticas públicas do município.
O planejamento para 2027 seguirá sendo construído a partir das demandas identificadas no encontro e da articulação entre a Prefeitura, a Emater/RS-Ascar e os produtores rurais, com foco na continuidade e no aperfeiçoamento das ações destinadas ao meio rural de Tapejara.
.
Fonte:
Prefeitura de Tapejara
64.016.147 de acessos desde 2009
Direitos Reservados. Desenvolvido por Impar Agencia Web.