04 maio 2021 | 12h37
  2.6K
Compartilhar      
Projeto de pavimentação da Transbrasiliana deve ser concluído ainda em 2021
Engenheiros do DNIT estão esperançosos quanto ao andamento

A pavimentação de uma das demandas históricas da região Norte do estado, avança mais um passo no processo de sua construção.

Chegando a duas semanas do início do projeto de reforma da BR-153, os engenheiros já fazem uma breve avaliação e começam a tratar das perspectivas sobre quando a obra poderá ser finalizada.

Com mais de 4.200km, ligando Marabá, no Pará, até Aceguá, no Rio Grande do Sul, a chamada Transbrasiliana é considerada a quarta rodovia mais longa do país. O problema de toda esta extensão está no trecho entre Passo Fundo e Erechim, que representa 68,4km, sendo o único não pavimentado.

O estudo de viabilidade técnico-ambiental, que detalha as condições do solo e os fatores que são necessários para a construção, já foi elaborado. A próxima etapa é o projeto que está sendo elaborado, que vai conter o formato da via e suas particularidades.

O engenheiro Adalberto Jurach, coordenador das ações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), na região Norte, confirma que os trabalhos estão avançando e o término do projeto está previsto ainda para 2021. Posteriormente a isso as obras devem começar. "Já desenvolvemos os estudos de viabilidade técnico-ambiental, que é o primeiro passo para uma obra federal e através dele se mostrou viável para pavimentar a BR-153. O próximo passo é definir o projeto da obra que ainda no ano de 2021 deve ser concluído. Então, buscaremos implementar a pavimentação", completa Jurach.

Fonte: Rádio Planalto

Copyright 2017 © Todos os direitos reservados - Rádio Tapejara FM 101.5. contato@radiotapejara.com.br
54.700.356 de acessos desde 2009