Frente fria vai derrubar temperaturas aqui no RS
CLIMA
768

Frente fria vai derrubar temperaturas aqui no RS

As temperaturas mais baixas devem ser na quarta-feira

Por Alessandra Staffortti
13/05/2024 07:50
Compartilhar
        


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para queda acentuada da temperatura na Região Sul e no sul do Mato Grosso do Sul a partir desta segunda-feira (13).

Entre segunda-feira (13) e quarta-feira (15), os termômetros podem registrar até cinco graus Celsius a menos do que o habitual para esta época do ano.

As chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul e Santa Catarina neste domingo (12) devem diminuir gradativamente a partir de hoje.

De acordo com o Inmet, as chuvas deste domingo (12) estiveram mais concentradas em grande parte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A partir desta segunda-feira (13), a precipitação se concentrará na metade norte do estado gaúcho, incluindo Porto Alegre. No sul do estado, as temperaturas já começaram a cair.

O Inmet explica que a diminuição das temperaturas é causada por uma frente fria que se formará na segunda-feira.

À medida que avança pelo oceano, a leste da região Sudeste, a frente fria trará chuva também para o leste de São Paulo.

Logo após a passagem da frente fria, espera-se a entrada de ar mais frio e seco, reduzindo as chuvas e causando queda nas temperaturas.

Na quarta-feira (15), está previsto um declínio significativo de temperatura em toda a região Sul, além do sul de São Paulo e do Mato Grosso do Sul.

As madrugadas e manhãs devem registrar temperaturas abaixo dos 4ºC no Rio Grande do Sul nos próximos dias, com a diminuição das chuvas a partir de segunda-feira (13), especialmente na parte norte do estado.

A partir de segunda-feira (13), as temperaturas também cairão nas demais áreas do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, Paraná, sul e oeste do Mato Grosso do Sul.

Recomendações

O Inmet recomenda atenção à população para os efeitos da queda de temperatura, como o uso de roupas agasalhadas e a ingestão de líquidos quentes. É importante também proteger-se do frio durante a noite e madrugada, principalmente crianças e idosos.

.

Fonte:

Canal Rural




Notícias Relacionadas