Em Ibiaçá, campanhas viabilizam 21 doações de sangue nesta semana
SAÚDE
466

Em Ibiaçá, campanhas viabilizam 21 doações de sangue nesta semana

Doadores foram divididos em dois grupos

08/04/2021 06:45
Atualizado: 08/04/2021 07:02
Compartilhar
        


Em ação conjunta da JCI de Ibiaçá, com a Secretaria Municipal da Saúde, o gabinete da primeira-dama e a iniciativa de uma servidora da área da saúde do município, mais uma etapa da tradicional campanha de doação de sangue foi desenvolvida nesta semana. A ação, que visa a contribuir com a reposição dos estoques do Hemocentro e Hemopasso, em Passo Fundo, teve 21 voluntários divididos em dois grupos, nas últimas terça (06) e quarta-feira (07).

Os centros de reposição de sangue são responsáveis pelo fornecimento de sangue a pacientes da região e costumam sofrer com o baixo estoque de bolsas. A situação ficou ainda mais complicada durante a pandemia, especialmente pelo medo dos doadores de contrair o vírus.

O secretário da saúde de Ibiaçá, Migueli Durigon, explicou que a doação é segura. “Vivemos em uma época em que o foco é a COVID-19, mas não podemos esquecer que, diariamente, várias pessoas são acometidas por outras doenças e precisam de transfusão de sangue. Lembramos que essas bolsas de sangue devem ser repostas, pois mais pacientes necessitam durante seu tratamento. Houve uma queda muito acentuada de doações no ano passado, e que se mantém em 2021, devido à pandemia de COVID-19. Mas cabe ressaltar que toda doação é segura, com agendamento e materiais descartáveis e todo controle de distanciamento e demais medidas de proteção são respeitadas”.

Somente neste ano, 42 pessoas já doaram sangue por meio de campanhas organizadas no município. Na última edição, realizada pela JCI em fevereiro, outros 21 voluntários participaram da campanha. Para o transporte dos doadores, a Secretaria da Saúde disponibiliza um micro-ônibus. “Pedimos encarecidamente que todos que tenham condições de doar procurem a Secretaria ou membros da JCI para mais informações”, finalizou o secretário.

Belchyor Teston – Correspondente em Ibiaçá




Notícias Relacionadas