Após novo confronto, indígena foi baleado e morto em Água Santa
POLÍCIA
11.8K

Após novo confronto, indígena foi baleado e morto em Água Santa

Dois homens foram presos, armas e munições foram apreendidas

06/04/2021 09:33
Atualizado: 06/04/2021 11:52
Compartilhar
        


Durante a madrugada desta terça-feira, 06, um homem foi baleado e morto na Reserva Indígena do Carreteiro em Água Santa, onde ocorrem conflitos entre grupos indígenas rivais há alguns meses.

Segundo as informações, o indígena foi atingido por diversos disparos e deu entrada no Hospital Santo Antônio de Tapejara já sem vida. Seu corpo foi encaminhado ao DML de Passo Fundo para necropsia.

Segundo o Subcomandante do 3° BPChoque Major Jeferson Miguel da Silva, três ocorrências foram registradas nessa segunda-feira, dia 05, na Reserva do Carreteiro.

Pela manhã ocorreu a tentativa de abordagem de um grupo de 10 indígenas, que confrontaram com a guarnição. Os indígenas armados não obedeceram as ordens policiais e efetuaram diversos disparos que foram revidados pelos policiais militares. Ninguém ficou ferido. Durante a ocorrência um fuzil foi apreendido juntamente com farta munição.

Na tarde de ontem (05), por volta de 17hs, a guarnição do 1° Esquadrão/Força Tática iniciou incursão tática em área de mata nos arredores da Reserva e por volta das 18hs, em uma área de mata fechada de difícil acesso, a guarnição obteve êxito na abordagem de três índios. Um, deles identificado como A.A.N. de 22 anos portava uma espingarda Browning cal.16 semi automática, o outro menor de idade identificado como C.P. de 16 anos estava com uma mochila contendo 91 munições intactas de cal.16 e uma touca ninja, o terceiro foi identificado como D.S. de 49 anos. Os dois maiores presos e o menor apreendido foram encaminhados junto com a arma, as munições e um telefone celular marca Samsung até o plantão da Polícia Federal em Passo Fundo, onde foi lavrada ocorrência.

Durante a noite houve novo confronto com intensa troca de tiros entre os grupos indígenas que disputam a liderança da área.

A Brigada Militar foi acionada e ao tentar abordar e identificar um grupo que estava no local foi recebida a tiros.

Após a troca de tiros a guarnição encontrou um indígena, ainda não identificado, ferido por disparos de arma de fogo. Ele foi conduzido ao HSA em Tapejara, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

A Brigada Militar apreendeu e apresentou na Polícia Federal em Passo Fundo uma espingarda calibre 12, uma garrucha calibre 12 e centenas de munições localizadas após o confronto.

A Polícia Federal e a Brigada Militar irão instaurar inquéritos para elucidar o crime.

Rádio Tapejara / Rd Uirapuru




Notícias Relacionadas