28 fevereiro 2021 | 16h10
Atualizado em 01 março 2021 | 07h16
  657
Compartilhar      
Celebração única, ao meio dia, marcou encerramento da Romaria de Ibiaçá
Evento foi todo realizado com portas fechadas

A 69ª Romaria de Ibiaçá terminou por volta das 13h40min deste domingo (28), quando o reitor do Santuário, Pe Edio Bresolin, deu por encerrada a última missa do evento religioso, que iniciara pouco antes, ao meio dia. De portas fechadas - a exemplo de todas as outras celebrações da romaria deste ano - uma cerimônia única incluiu a tradicional benção do Santíssimo Sacramento e resumiu todos os atos que tradicionalmente acontecem no domingo da romaria.

O encontro novamente foi presidido pelo bispo da Diocese de Vacaria, Dom Sílvio Guterres Dutra. Na homilia, o religioso voltou a falar sobre a presença de Nossa Senhora no Santuário de Ibiaçá. “Na devoção a Nossa Senhora Consoladora, presente aqui no Santuário, não estão presentes falas de Maria. Nossa Senhora Consoladora não disse nada, ela simplesmente caminha conosco, está presente. Todos podemos sentir a sua presença. Quem tiver curiosidade de saber o que Nossa Senhora Consoladora diz, chegue perto dela, perto da imagem, e deixe-se conduzir por ela. Ela nos tomará pela mão e nos levará ao evangelho. E lá, sim, ela diz e fala muitas coisas”.

Para dom Sílvio, apesar das restrições impostas pela pandemia, a Romaria de Ibiaçá manteve o essencial. “Eu não tenho dúvida da importância de cada detalhe que se faz nessa Romaria. Mas eu não tenho dúvida, também, que a Romaria deste ano está nos ajudando a perguntar: o que é necessário de fato? Eu sei que vocês estão chorando por não terem feito tantas coisas, mas o essencial está sendo feito. O essencial é a fé, é a presença de Nossa Senhora, as graças que acontecem nesse Santuário. Hoje estamos sendo todos provados a ir ao essencial.”

A Romaria de Ibiaçá começou ainda em junho do ano passado. No último domingo do mês, o Santuário deu início à novena mensal em preparação ao evento. Para 2022, a 70ª Romaria já está marcada para os dias 26 e 27 de fevereiro.

A edição deste ano tem o tema “Consoladora, mãe que caminha com seu povo”. A cobertura e a transmissão pela Rádio Tapejara têm o patrocínio da Prefeitura de Ibiaçá, Coofiume – Cooperativa Nova Fiume de Ibiaçá, Funerárias Bianchi, Tratore Implementos Agrícolas, Scariot Materiais de Construção, Dall’Igna Construtora e Incorporadora, Farmácias Naturativa, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tapejara, e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul / Dep. Paparico Bacchi.

Belchyor Teston – Correspondente em Ibiaçá

Copyright 2017 © Todos os direitos reservados - Rádio Tapejara FM 101.5. contato@radiotapejara.com.br
54.358.611 de acessos desde 2009