17 janeiro 2021 | 08h58
  4.3K
Compartilhar      
Hospital Santo Antônio divulga nota de esclarecimento
Nota fala sobre recursos do Covid que o município recebeu

O Hospital Santo Antônio de Tapejara (HSA), através do presidente, Sirinei Panizzon, publicou uma nota de esclarecimento neste sábado, 16/01, que fala sobre um assunto que veio à tona nesta semana, sobre o recurso de R$ 444 mil que o Poder Executivo de Tapejara recebeu em 2020, através da União, como uma compensação pelas perdas econômicas causadas pela Covid-19.

No documento, o presidente destaca que a instituição recebeu um número expressivo de atendimentos e internações, seja de casos confirmados ou suspeitos de coronavírus, sendo obrigado o Hospital Santo Antônio a investir em equipamentos, materiais, médicos, enfermeiros, dentre outros.

Sobre a destinação de recursos para os gastos causados pela Covid-19, a nota afirma que a Prefeitura não encaminhou nenhum montante ao hospital.

Veja nota na íntegra

“O Hospital Santo Antônio, entidade filantrópica, que presta serviços para Tapejara e região há mais de 83 anos, vem por meio desta nota prestar esclarecimentos à sociedade, em virtude de diversos questionamentos recebidos, os quais envolvem a Prefeitura Municipal de Tapejara através de documentos públicos (Projeto de Lei nº 75/20), referente à importância de R$ 444.206,00, recebidos através de repasses do Governo Federal, com a finalidade de Mitigação de Efeitos Financeiros da COVID-19.

Se faz necessário esclarecer que, desde o início da pandemia do Covid-19, houve um aumento expressivo de consultas e internações hospitalares, sendo necessários investimentos em infraestrutura, como a criação de alas próprias para diagnóstico e tratamento de pacientes confirmados ou suspeitos. Também, a necessidade de investimentos emergenciais em equipamentos de proteção individual, equipamentos médico-hospitalares e recursos humanos.

Esclarecemos que o HSA sempre manteve suas obrigações legais e comunitárias, através de doações da população, empresas e entidades parceiras, verbas públicas (federais e estaduais), além de convênios firmados com algumas prefeituras da região. Porém, com relação aos repasses para manutenção de custos com o Covid-19, do mês de março a dezembro de 2020, a Prefeitura Municipal de Tapejara não repassou nenhum recurso para a instituição, tiveram oportunidade para isso, mas não foi prioridade do governo para enfrentamento da pandemia

O HSA esclarece que renova anualmente contrato de auxílio financeiro no atendimento da urgência e emergência, com diversas Prefeituras Municipais da região, inclusive com a Prefeitura de Tapejara/RS.

É de conhecimento do Poder Municipal que o valor do auxílio de todas as Prefeituras não supre o custo total de manutenção da URGÊNCIA e EMERGÊNCIA, sendo que o HSA disponibiliza recursos financeiros próprios para manter o setor.

Com a pandemia do COVID-19, os custos para manter o atendimento normal do HSA e, principalmente, da Urgência e Emergência tiveram um aumento muito significativo no fluxo de caixa do hospital, pois, além de aumento de materiais, medicamentos e afastamento de colaboradores, a instituição também teve que disponibilizar duas equipes de trabalho, com médicos, técnicos e enfermeiros.

Com esse quadro de dificuldades, tanto financeira, como escassez de recursos humanos, o HSA permaneceu disponibilizando os serviços essenciais, sem maior impacto à comunidade Regional.

Existem alguns relatos justificando que, o valor recebido pela Prefeitura Municipal de Tapejara no ano de 2020 foi para reposição de perdas causadas pelo COVID-19, mas o HSA acredita que nesse momento histórico da humanidade, de sensibilização, cuidado e respeito às vidas que foram atendidas, seria prioritário o investimento público em equipes de atendimento, materiais, medicamentos e equipamentos para a saúde dos cidadãos, incluindo investimentos no hospital do próprio município.

O dever da direção do Hospital é cobrar dos Poderes Públicos os recursos que auxiliem na manutenção dos serviços oferecidos à população de Tapejara e região, sem distinção e sendo uma entidade apartidária.

Sendo o que tinha para esclarecer, o Hospital Santo Antônio se coloca à disposição”.

Tapejara, 15 de janeiro de 2021.

'Enquanto eu for presidente do HSA é meu dever lutar pela qualidade na assistência à saúde, pela satisfação do paciente e pela entidade do Hospital Santo Antônio'.

Sirinei Panizzon – Presidente"

Jornalismo Rádio Tapejara

Copyright 2017 © Todos os direitos reservados - Rádio Tapejara FM 101.5. contato@radiotapejara.com.br
53.983.173 de acessos desde 2009