17 janeiro 2021 | 08h51
Atualizado em 17 janeiro 2021 | 09h01
  881
Compartilhar      
Medidas de prevenção devem continuar, orienta COE de Tapejara
Orientação é manter os cuidados e seguir protocololos

O Comitê de Orientação Emergencial de Enfrentamento à Covid-19 (COE), esteve reunindo, na quinta-feira ,14/01, para deliberar ações ao combate e enfrentamento à Covid-19. A reunião aconteceu na Prefeitura Municipal e contou com a participação de representantes da Secretaria da Saúde, do Hospital Santo Antônio (HSA) e do Executivo Municipal.

O secretário da Saúde, Rangel Antonio Antunes Maciel, apresentou a nova coordenadora do COE, a enfermeira Andreia Calegari Dering da Secretaria da Saúde, a representante do setor de educação no comitê, Jaqueline Palma e da vigilância sanitária, Aline Vanet.

Segundo o secretário, a forma mais eficaz de prevenir a Covid é manter os cuidados básicos e seguir os protocolos sanitários. “Tivemos um aumento do número de casos de dezembro para cá devido ao período de festas de final de ano, onde houveram mais aglomerações. Mas, a população precisa estar consciente de que a essência são os cuidados básicos em casa e no trabalho para reverter toda esta situação”, destacou o secretário.

O COE deve realizar nos próximos dias a revisão do Plano de Contingência e alguns desdobramentos como forma de levar ainda mais orientação à população. Maciel informou que foi orçada a compra de câmara fria para armazenagem da vacina. O equipamento ficará na Unidade de Saúde do centro.

O prefeito Evanir Wolff (BIG), repassou orientações de órgãos superiores em relação à vacinação e está otimista com a chegada da vacina. “Estamos sendo orientados, pelo governo do Estado do RS, para mantermos os protocolos. Em reunião online em que participei esta semana, representantes da Secretaria da Saúde do RS informaram que a vacina está prevista para chegar aos municípios até o fim do mês de janeiro”, destacou o prefeito BIG.

A representante da Secretaria de Educação no Comitê, Jaqueline Palma, informou que a Secretaria atende à legislação e ao decreto do RS quanto aos protocolos de prevenção ao Covid. "Respeitamos os entes federados e, por isso, cumprimos com as normas do Estado. As aulas voltarão de forma hibrida, seguindo protocolos sanitários, a fim de preservarmos a saúde de toda comunidade escolar”, disse Jaqueline.

Na quinta-feira, dia 21, acontece a próxima reunião do COE.

Recomendações médicas

Para a médica da Unidade Básica de Saúde e do Hospital Santo Antônio, Meirueli M. Pozzer, a Covid-19, ainda vai existir ao longo dos anos mesmo com a chegada da vacina. “A melhor forma de evitar a contaminação é manter as medidas de prevenção, como: continuar a usar a máscara; não coçar a boca, nariz ou olho com a mão; lavar as mãos e depois passar o álcool em gel; ao chegar em casa, tirar os sapatos, tomar banho e trocar de roupa; não cumprimentar as pessoas com aperto de mão ou abraço”, para evitar um novo surto da doença e para que novas pessoas não fiquem doentes ao mesmo tempo, fazendo com que o sistema de saúde consiga atender a todos da melhor forma possível.

Meirueli destaca também que no momento que as pessoas sentirem qualquer sintoma de Coronavírus que procurem a Unidade Básica de Saúde. “Sintomas como tosse, nariz escorrendo, dor de cabeça, dor nas juntas e no corpo, desconforto na barriga, ânsia de vômito, diarreia que vai piorando com falta de ar, cansaço e febre são indícios que a pessoa está com a Covid-19 e isso requer isolamento. O paciente receberá um tratamento do médico e deverá ficar em casa, sem retorno ao trabalho, sem ir ao mercado, à farmácia, à vizinha tomar chimarrão e sem ir a festas. Dependo do que o médico diagnosticar, o isolamento será de 10 a 14 dias, sendo orientado para o dia da coleta do exame”, ressaltou a médica, que informou ainda que os testes são feitos por dias de sintomas de doenças, juntamente com o que a pessoa está sentido, com o que o médico irá examinar, com achado de teste de laboratório e com exame de imagem.

Fonte: Prefeitura de Tapejara

Copyright 2017 © Todos os direitos reservados - Rádio Tapejara FM 101.5. contato@radiotapejara.com.br
53.987.327 de acessos desde 2009