Inmet alerta para risco de tempestades neste sábado
CLIMA
1.0K

Inmet alerta para risco de tempestades neste sábado

16/01/2021 07:49
Compartilhar
        


O sábado (16) começa com tempo firme e presença de sol no Rio Grande do Sul. No decorrer da tarde, no entanto, de acordo com a Somar Meteorologia, uma nova frente fria (vinda do Uruguai) deve provocar pancadas fortes de chuva em todo o Estado, podendo chegar acompanhadas de raios, vento e eventual queda de granizo.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade para todo o território gaúcho, assim como para os Estados de Santa Catarina e do Paraná. O instituto chama atenção para o risco de acumulados significativos (de até 100mm) e de vento intenso (com rajadas de até 100 km/h), que podem provocar transtornos como queda de árvores e de energia elétrica, alagamentos e estragos em plantações.

Apesar do tempo instável, as temperaturas seguem elevadas no RS, com máxima de 37°C prevista para municípios como Sapucaia do Sul, Canoas e Esteio, na Região Metropolitana, Triunfo, na Região Cabonífera, e Portão, no Vale do Sinos. Na Capital, a variação térmica fica entre 21°C e 33°C.

No domingo (17), a frente fria segue atuando sobre o Estado e, com isso, ainda há previsão de chuva forte em todas as regiões gaúchas. Segundo a Somar, além das precipitações, ainda há condições para ocorrência de descargas elétricas, rajadas de vento (acima de 60km/h) e queda de granizo. As temperaturas, porém, tendem a diminuir em relação às do dia anterior. A máxima do domingo no RS, 30°C, está prevista para Três Coroas e Igreinha, no Vale do Paranhana. Em Porto Alegre, os termômetros registram de 22°C a 27°C.

Fonte:

GZH




Notícias Relacionadas