14 janeiro 2021 | 13h00
  102
Compartilhar      
Passo Fundo terá nova pesquisa da Covid-19 que mostrará infecções antigas e recentes
Pesquisa acontece em fevereiro

Passo Fundo terá nova pesquisa da Covid-19 que mostrará infecções antigas e recentes. A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) anunciou, na última segunda-feira (11), que a pesquisa de prevalência do Coronavírus Epocovid-19 terá mais duas etapas de testes no Rio Grande do Sul. O programa foi implementado em Passo Fundo desde a primeira fase. A próxima coleta de dados será entre 5 e 8 de fevereiro, e a seguinte, em data ainda a ser definida, em abril. O procedimento segue o mesmo: 4,5 mil famílias em nove cidades gaúchas serão visitadas, onde os pesquisadores convidarão os moradores a realizar o teste e responder o questionário. Uma novidade neste ano é que serão aplicados testes de anticorpos.

Em entrevista na Uirapuru o Reitor da UFPEl, Pedro Hallal, explicou que esta pesquisa será a mais completa em dados de todas as outras e vai ser aplicada novamente em Passo Fundo. As pessoas que serão sorteadas para visitação passarão pelo exame que vai mostrar se tiveram a infecção no passado ou estão infectados no momento. Esta pesquisa vai trazer a real magnitude do Coronavírus no Estado. A mudança no teste chega para garantir a precisão ainda em fevereiro.

Já em abril haverá uma parte da população vacinada e que terão anticorpos através da vacina. Esta produção será uma avaliação real da eficácia da vacina, explica o reitor. Questionado sobre a situação de Passo Fundo Hallal afirma que possivelmente trará mais casos que na pesquisa anterior, mas não com um destaque estadual. Para ele o vírus está descontrolado em outros pontos do Estado, em um cenário mais grave do que em Passo Fundo.

Fonte:

Uirapuru

Copyright 2017 © Todos os direitos reservados - Rádio Tapejara FM 101.5. contato@radiotapejara.com.br
53.659.331 de acessos desde 2009