19 novembro 2020 | 08h58
  574
Compartilhar      
UFSC cria projeto de cama hospitalar para trocar lençol automaticamente

Pensando em minimizar o sofrimento de pacientes acamados que precisam ser deslocados para cadeiras a cada troca de lençóis, o Prof. Walter Lindolfo Weingaertner, do Departamento de Engenharia Mecânica propôs a alunos o desafio de buscar uma solução para o problema. Os graduandos em Engenharia Mecânica Bruno Ostetto Elias, Gabriel Vieira de Oliveira, Eduardo Vieira, Matheus Rutzen Reizer, Luis Flavio Pacher Hoffmann e Yuri Leonel Alves Morangueira – todos então na sétima fase – criaram uma alternativa que dispensava movimentações mais intensas dos pacientes.

A cama que eles criaram é munida de uma maca lateral e de uma esteira para promover a troca. O lençol se move lateralmente, permitindo que o paciente seja transportado junto com o lençol.

Eles tiveram tanto êxito na automatização do processo que o outro orientador da equipe, o Prof. Milton Pereira, os incentivou a depositar pedido de Patente de Modelo de Utilidade junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), por meio da SINOVA (Secretaria de Inovação) da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

Fonte:

NSC

Copyright 2017 © Todos os direitos reservados - Rádio Tapejara FM 101.5. contato@radiotapejara.com.br
53.280.618 de acessos desde 2009