Natural de Ibiaçá, arcebispo emérito de Passo Fundo Dom Ercílio morre aos 78 anos
RELIGIÃO
2.0K

Natural de Ibiaçá, arcebispo emérito de Passo Fundo Dom Ercílio morre aos 78 anos

Religioso sofria de Mal de Parkinson e Mal de Alzheimer

01/06/2020 10:24
Compartilhar
        


O arcebispo emérito da arquidiocese de Passo Fundo, Dom Pedro Ercílio Simon, morreu na manhã desta segunda-feira (01), no Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo. Ele estava internado por complicações decorrentes de Mal de Parkinson e Mal de Alzheimer.

O religioso nasceu no interior de Ibiaçá, no dia 09 de setembro de 1941. Ainda criança, mudou-se com a família para o município de Sertão e logo aos 10 anos ingressou no Seminário Menor da então Diocese de Passo Fundo. Dom Ercílio foi ordenado padre ao lado do irmão, Pe Irineo Simon, em dezembro de 1965.

Durante o período de sacerdócio, chegou a atuar na Diocese de Erechim. Na Diocese de Passo Fundo, foi Vigário Geral, promotor vocacional e coordenador de pastoral. Dom Ercílio foi, ainda, o primeiro reitor do Seminário de Nossa Senhora Aparecida e presbítero nas paróquias São Judas Tadeu, São Cristóvão, Sagrado Coração de Jesus e na Catedral Metropolitana.

Após 25 anos de sacerdócio, o religioso foi ordenado bispo e atuou nas dioceses de Cruz Alta, na condição de coadjutor; e de Uruguaiana, como bispo diocesano. Em 1998, tomou posse como bispo coadjutor de Passo Fundo e, no ano seguinte, tornou-se bispo diocesano ao substituir Dom Urbano Allgayer.

Quando Passo Fundo foi elevada à categoria de Arquidiocese, em 2011, Dom Ercílio recebeu do então Papa Bento XVI o distintivo de arcebispo. No ano seguinte, devido à debilidade de saúde, renunciou ao cargo e foi substituído por Dom Antônio Carlos Altieri.

Devido às restrições impostas pela pandemia de Coronavírus, o velório será hoje, na Catedral Metropolitana, das 12h até as 16h, seguido da Missa de Exéquias.

Belchyor Teston - Correspondente em Ibiaçá




Notícias Relacionadas