Em coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira, 21/05, os membros do Gabinete de Gestão Integrada da Segurança Pública de Lagoa Vermelha, apresentaram os números relativos à criminalidade.
O município teve queda de 12% nos índices de criminalidade, nos últimos seis meses. De acordo com secretário de Desenvolvimento Econômico, Lucas Mota, a redução está atrelada ao lançamento do videomonitoramento.
No mês de setembro de 2019, Lagoa Vermelha lançou oficialmente o sistema de videomonitoramento e cercamento eletrônico. A implementação do projeto era aguardada pela comunidade há mais de sete anos.
O sistema de controle, por meio de 53 câmeras possui tecnologia de alta definição de imagens, permitindo auxiliar as forças polícias no combate à criminalidade.
Após 239 dias em funcionamento, o CONSEPRO divulgou os primeiros resultados alcançados pelo sistema. No comparativo entre setembro de 2018 a março de 2019 e setembro de 2019 a março de 2020, os índices gerais tiveram uma queda de 12%, segundo os dados disponibilizados no portal da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul.
Os furtos de veículos neste período reduziram cerca de 40% e os furtos e roubos também tiveram uma queda de 24%.
Fonte: Rádio Cacique