26 março 2020 | 18h29
  3.1K
Compartilhar      
AMUNOR sugere que prefeituras revejam seus Decretos
Comércio, Prestação de Serviços e Indústria

A Associação dos Municípios do Nordeste Riograndense – AMUNOR, reunida extraordinariamente e pela web na manhã dessa quinta-feira, dia 26 de março deliberou sobre a antecipação do fim do confinamento social.

Em nota a AMUNOR, sugere que os municípios revejam seus decretos principalmente na questão relacionada a comércio, prestação de serviços e indústria, antecipando sua retomada para a segunda-feira dia 30 de março de 2020, contudo adotando algumas práticas como:

- Controle de entrada de pessoas nos estabelecimentos, higienização, ventilação de ambiente, utilização de EPIs por funcionários, etc.

- O Comércio deve definir o número máximo de pessoas conforme o espaço físico do estabelecimento.

- A Indústria deve adotar protocolo de descontaminação, rotatividade de colaboradores, alternância de horário para evitar aglomerações, utilização de EPIs pelos colaboradores.

- Colaboradores com idade dentro da faixa de risco, devem permanecer afastados conforme decreto estadual em vigor.

A AMUNOR, propõe que os municípios alterem seus decretos municipais no que tange ao atendimento ao público pelas agências bancárias:

-Recomendar as agências bancárias, a utilização sempre que possível dos caixas eletrônicos nas agências, quando da necessidade de atendimento presencial que o mesmo seja agendado, sempre monitorando o número de pessoas, evitando aglomeração.

Com ênfase a questão das Escolas, a AMUNOR recomenda que seja observado o Decreto Estadual.

Eventos públicos e privados, tais como feiras, shows, festivais, festas, bailes, casamentos, todo e qualquer evento que haja aglomeração de pessoas, deverá ser respeitado o decreto.

Igrejas e templos manter conforme orientação de Decreto Federal.

Bares será permitido somente de portas fechadas com vendas de alimentos e bebidas lacradas, sem consumo no local. Restaurantes, mantêm aberto respeitado o distanciamento orientado entre uma pessoa e outra, máximo de pessoas permitidas dentro dos estabelecimentos, priorizar as tele entregas e adotando práticas de higiene e limpeza definidos pela área de saúde de acordo com a orientação sanitária.

A AMUNOR, propõe que os municípios restabeleçam os SERVIÇOS PÚBLICOS, adotando algumas medidas tais como:

- Campanha de conscientização junto aos servidores municipais para adoção de práticas de prevenção a epidemia do COVID -19.

- Controle de entrada de pessoas no estabelecimento, higienização, ventilação de ambiente, utilização de EPIs por servidores, devem ser sugeridas.

- Orientar aos servidores que atendem ao público para definiro número máximo de pessoas dentro da repartição.

- Adotar protocolo de descontaminação, alternância de horário para evitar aglomerações, utilização de EPIs pelos servidores.

- Sugestão de turno único com exceção dos serviços essenciais.

-Manter afastados os servidores com faixa etária de risco, bem como os do grupo de risco, devem permanecer afastados conforme decreto.

Recomendamos a toda população que as pessoas que se enquadram na faixa de risco se mantenham em casa.

Esse documento tem o objetivo de subsidiar os municípios em suas tomadas de decisões.

FELIPPE JUNIOR RIETH

Presidente da AMUNOR

Prefeito Municipal de Capão Bonito do Sul

Copyright 2017 © Todos os direitos reservados - Rádio Tapejara FM 101.5. contato@radiotapejara.com.br
51.426.460 de acessos desde 2009