26 março 2020 | 10h09
Atualizado em 26 março 2020 | 10h18
  807
Compartilhar      
Estiagem e colheita da safra, bombeiros alertam para incêndios em lavouras
BVs de Tapejara auxiliaram colegas de Sananduva

Os Bombeiros Voluntários de Tapejara estão alertando os produtores, nesse momento de colheita da safra, para os riscos de incêndio em lavouras.

Nessa quarta-feira, três ocorrências foram registradas em nossa região.

A estiagem e a baixa umidade do ar funcionam como combustível e qualquer fagulha pode provocar grandes incêndios.

Os Bombeiros Voluntários de Sananduva receberam o apoio do Grupamento de Tapejara que auxiliou com duas viaturas, cinco mil litros de água e cinco bombeiros no combate a um incêndio numa lavoura na comunidade do Santo Antônio dos Fagundes. O combate às chamas contou também com o apoio dos Bombeiros Militares de Lagoa Vermelha.

Uma área de aproximadamente 06 hectares de soja e em torno de 40 hectares de resteva foi atingida pelo fogo.

Pela manhã em Santa Cecília do Sul os Bombeiros de Tapejara atenderam uma ocorrência de incêndio em aviário na comunidade de Linha Mioto que se alastrou para a lavoura.

Na tarde desta quarta-feira (25), um incêndio de grandes proporções atingiu uma lavoura na ERS-324, em Passo Fundo.

Segundo informações, a máquina colheitadeira estava trabalhando no local, quando iniciou o incêndio. O Corpo de Bombeiros de Passo Fundo com duas guarnições, após uma hora, controlou o fogo que avançou sobre a lavoura.

Segundo o Comandante Valdecir Guerra, o produtor precisa ficar atento aos horários de colheita. O ideal é que ela seja feita nos horários em que o sol não esteja tão forte, no início da manhã e no final da tarde”, orienta Guerra que destaca outras medidas simples, mas muito importantes, como manter um tanque d’água próximo ao local da colheita e treinar os operadores de máquinas e outros funcionários para combater o fogo.

Redação: Rádio Poatã e Jornalismo Rádio Tapejara

Copyright 2017 © Todos os direitos reservados - Rádio Tapejara FM 101.5. contato@radiotapejara.com.br
52.224.783 de acessos desde 2009