23 fevereiro 2020 | 17h42
Atualizado em 23 fevereiro 2020 | 17h42
  2.8K
Compartilhar      
Com procissão e bênção, Ibiaçá encerra mais uma Romaria
Evento religioso aconteceu nesse fim de semana

Chegou ao fim, na tarde deste domingo (23), mais uma Romaria de Nossa Senhora Consoladora. O encerramento oficial contou com bênção final do Santíssimo, conduzida pelo bispo de Vacaria, Dom Sílvio Guterres Dutra, e procissão com o carro andor. Milhares de devotos, vindos de diversas regiões do Brasil e de países vizinhos, participaram dos momentos finais do evento religioso.

Após 10 meses de preparação – desde definição de tema, celebrações mensais e infraestrutura para acolhida dos devotos – a movimentação em virtude da Romaria começou a se intensificar na sexta-feira passada (14), com o início da novena diária. Desde então, o Santuário celebrou missas todos os dias, em diferentes horários, e a oração do terço, às 18h.

A exemplo do ano passado, as missas principais – de sábado à noite e hoje pela manhã – foram presididas por Dom Silvio. Em ambas as celebrações, o religioso refletiu o tema da Romaria deste ano: “Consoladora: mãe que acolhe, protege e envia”. A procissão com o carro andor, que aconteceu depois da missa de ontem à noite e ao término da bênção, hoje à tarde, foi guiado pela viatura do Corpo de Bombeiros Voluntários de Tapejara e pelo grupo de mães que têm filhos falecidos.

As romarias de Ibiaçá começaram em 1953, no ano seguinte à chegada do Pe Narciso Zanatta ao município. Ao ser nomeado pároco, Pe Zanatta instituiu a devoção a Nossa Senhora Consoladora, em cumprimento a uma promessa feita enquanto ainda era seminarista.

A Rádio Tapejara fez uma ampla cobertura dos momentos da Romaria, com transmissão das principais celebrações, desde a última sexta-feira (21), com o patrocínio da Mux Energia, Ibiaçá e Tapejara; Funerárias Bianchi, Tapejara e Ibiaçá; Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tapejara; Mazaro Energia Solar; Coronetti Artefatos de Cimento, de Tapejara; Tratore Máquinas e Equipamentos Agrícolas, de Tapejara; Marcelo Pneus e Componer, de Ibiaçá; Coxilha Indústria de Fertilizantes; Coofiume - Cooperativa Nova Fiúme, de Ibiaçá; Deputado estadual Paparico Bacchi; e Prefeitura Municipal de Ibiaçá.

Belchyor Teston - Correspondente em Ibiaçá

Copyright 2017 © Todos os direitos reservados - Rádio Tapejara FM 101.5. contato@radiotapejara.com.br
51.372.077 de acessos desde 2009