31 janeiro 2020 | 08h02
  1.2K
Compartilhar      
Governo pretende adotar modelo de tomadas anterior com dois pinos

O Governo Federal está planejando fazer uma nova mudança no formato brasileiro de tomadas, que atualmente é com três pinos. A mudança seria sobre o padrão implementado oficialmente em 2011, que na época foi muito criticado, já que as pessoas precisaram mudar suas tomadas de casa ou comprar adaptadores. A ideia agora é voltar ao modelo anterior com 2 pinos.

O governo Bolsonaro já havia sinalizado informalmente a vontade de reverter a criação do padrão com 3 pinos. E assim como a nove anos atrás, o assunto está gerando polêmica.

Quando a troca para o atual modelo foi instaurada, a explicação foi de que era mais seguro que seu antecessor, já que obrigou o uso do chamado “terra” nas tomadas, que diminui a incidência de choques elétricos e protege mais os aparelhos eletrônicos.

Vale ressaltar que não há um padrão mundial de tomada, apenas o que elas devem ter. Cada país é livre para adotar seus próprios padrões.

Para que a mudança seja aprovada, é necessário passar pelo Conmetro, o Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial.

Fonte:

Diário da Manhã

Copyright 2017 © Todos os direitos reservados - Rádio Tapejara FM 101.5. contato@radiotapejara.com.br
52.438.861 de acessos desde 2009