17 agosto 2019 | 07h37
  315
Compartilhar      
Chama Crioula é acesa e dá início oficial às comemorações Farroupilhas de 2019
Evento foi realizado na manhã desta sexta-feira (16)

A época do ano mais importante para o tradicionalismo gaúcho iniciou na manhã desta sexta-feira (16). A Chama Crioula foi acesa em Tenente Portela, no noroeste gaúcho, com a presença de autoridades locais e diretores do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

A cavalo, a Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul (ORCAV), conduziu a centelha desde a principal praça do município até o Parque Águas de Moconá. O ritual, repetido todos os anos, desde 1947, marcou o início dos Festejos Farroupilhas de 2019. A celebração segue até o dia 20 de setembro.

A cerimônia teve apresentações artísticas, com destaque para uma encenação alusiva à Coluna Prestes e à influência dos povos indígenas na formação do gaúcho. A partir desse sábado (17), a Chama Crioula começa a ser levada para outras cidades.

Cavaleiros representantes de todas as Regiões Tradicionalistas levarão a centelha a cerca de 300 municípios do Sul do Brasil, obrigatoriamente a cavalo, como fez Paixão Côrtes, pela primeira vez no Parque Farroupilha, em Porto Alegre.

No site do MTG, o presidente da entidade, Nairoli Callegaro, explicou que a Chama Crioula é o maior símbolo do Tradicionalismo do Rio Grande do Sul.

— Ela sintetiza o sentimento de pertencimento de todos os gaúchos e amor a nossa cultura - ressalta.

Fonte:

Rádio Gaúcha

Copyright 2017 © Todos os direitos reservados - Rádio Tapejara FM 101.5. contato@radiotapejara.com.br
49.802.113 de acessos desde 2009