Moradores reclamam de ardência nos olhos ao tomar banho em Porto Alegre
GERAL
1.2K

Moradores reclamam de ardência nos olhos ao tomar banho em Porto Alegre

10/08/2019 07:56
Compartilhar
        


Moradores de Porto Alegre estão reclamando de ardência nos olhos ao tomar banho. As três situações relatadas a GaúchaZH ocorreram em condomínios nos bairros Jardim Carvalho, São Sebastião e Petrópolis. Laudos encomendados pelos conjuntos habitacionais não apontaram anormalidades que justifiquem esse problema.

Na Rua Curvelo, bairro Petrópolis, o advogado Raccius Potter, 34 anos, relata que desde a mudança para o condomínio, ocorrida há um mês, sente os olhos arderem ao tomar banho. No grupo de condôminos no WhatsApp, ele soube que a reclamação era geral.

— Chega a incomodar depois do banho, uma hora depois ainda é possível sentir — relata.

O mesmo problema foi relatado em um prédio do bairro São Sebastião, na Avenida Assis Brasil, há um mês. O síndico, Elmario Gomes Dutra Junior, contou que parte dos condôminos baixaram a temperatura da água e não tiveram mais problemas, mas ele não soube explicar se havia relação. Desde que se tornou síndico, em 2017, foi a primeira vez que recebeu essas reclamações.

Por meio de assessoria de imprensa, o Dmae afirma que não se trata de um problema na cidade, uma vez que "a água está normal seguindo os parâmetros de potabilidade do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde".

O órgão afirma que, no inverno, as pessoas costumam tomar banho com água mais quente, e o cloro presente na água se desprende com mais facilidade em altas temperaturas. Algumas pessoas mais sensíveis podem sentir um pouco de irritação nos olhos e pele. A adição de cloro é uma exigência da legislação que regula a qualidade da água.

O engenheiro químico Fabiano Pulice, que atua com tratamento de água, dá uma dica:

— Sugiro deixar uma fresta da janela aberta ou comprar um aparelho desumidificador.

Ele acredita que o motivo seja a névoa que se forma em razão da água quente dentro do banheiro. No inverno, moradores costumam deixar fechadas as janelas da peça em razão do frio — o vapor de água também inclui cloro.

Fonte:

R. Gaúcha




Notícias Relacionadas